Receita: iogurte caseiro desnatado



Esses dias atrás postei a foto acima no meu instagram e a @beylaglizy me pediu a receita do tal iogurte caseiro. Já conhecia a existência dessa técnica mágica por causa da minha vó, quando eu era criança ela frequentemente tinha iogurte em casa e era uma delícia. Fui aprender a fazer só no começo desse ano e pra minha surpresa não é só iogurte não, com essa receita dá pra fazer coalhada fresca, coalhada seca, cream chease e talvez coisas que eu ainda não saiba, haha. Além de ser super saudável e perfeito pra qualquer dieta. Quer aprender? Vem comigo:

O que você vai precisar:
• 2 litros de leite desnatado
• 1 pote de iogurte natural/integral
• muita paciência para esperar



Comece colocando os 2 litros de leite em um caneco ou panela alta para ferver, assim que o leite subir desligue o fogo. Despeje o leite fervido em um recipiente, que pode ser de vidro ou de plástico, o importante é ter uma tampa que feche bem. Se formar aquela "pelinha" do leite por cima, que geralmente sempre forma, retire.



Deixe o leite ali esfriando (demora um pouquinho) até atingir a temperatura de 45°C. Ok Jul, mas como vou saber que chegou na temperatura certa? Se você não tem um termômetro culinário, assim como eu, use essa dica: retire uma colher cheia do leite e coloque o dedo nela, se você aguentar ficar com o dedo ali, bem quente mas sem queimar, por 10 segundos então é a temperatura certa. Aí é só despejar o potinho de iogurte no recipiente com leite e mexer um pouco até dissolver bem.



Tampe bem a vasilha e enrole-a em um cobertor ou toalhas de mesa, eu uso duas toalhas e funciona normalmente. A intenção disso é manter o leite quentinho, não sei se é isso que garante o processo ou se serve apenas para acelerar, mas prefiro não arriscar então sempre faço, haha.
Deixe esse pacotão de castigo em um lugar quietinho, como dentro do forno ou do armário, de 8 à 12 horas.

Obs: Com esses meses de experiência fazendo iogurte toda semana, posso afirmar que não tem grande diferença o número de horas, vai funcionar e coalhar normalmente, seja 8 ou 12. Acredito que a diferença seja só o tanto que coalha. No começo, quando deixava por 9 horas, sobrava mais soro por cima do que agora, que deixo por 11 horas e sobra quase nada. Siga a sua agenda e retire no melhor horário pra você.



Passado o tempo necessário desembrulhe o recipiente e abra, dedique alguns segundos para contemplar essa beleza da simplicidade gastronômica, hahaha, ok sem brincadeiras agora. Nesse ponto já temos o iogurte caseiro tradicional, menos consistente, perfeito para bater e beber. Dá pra misturar com açúcar, nesquik, pedaços de frutas... enfim, o que quiser. Se você for como eu e preferir um iogurte mais consistente, como o querido iogurte grego, continue seguindo os passos.

Ah, nesse ponto também podemos retirar uma "isca" para as próximas vezes, assim, ao invés de comprar novamente um potinho de iogurte industrializado para a receita, você já terá seu próprio potinho aí guardado.



Coloque um escorredor de macarrão/arroz sobre uma panela média, e forre esse escorredor com um pano de prato. Despeje todo o leite coalhado dentro do escorredor (com cuidadinho pra não espirrar pra todo lado) e deixe coando de 3 à 8 horas na geladeira. Quanto mais tempo você deixar, mais consistente fica. Eu gosto de uma textura mais cremosa, não tão consistente, nem tão mole, então quando posso normalmente deixo umas 5 horas coando.



Depois de alcançar a consistência que você gosta, retire esse trambolho da geladeira e passe o iogurte para um potinho/vasilha. Ultimamente eu não tenho tempo para tirar o iogurte antes, então ele acaba ficando 10 horas coando! Sim, fica muito consistente como dá pra ver na foto. O truque então é readicionar colheres do soro que foi coado e ir mexendo, até atingir a textura que eu gosto.



Por fim você terá algo como isso, seu iogurte, um escorredor para lavar, um pano de prato encharcado e fedorento e uma panela cheia de soro de leite, haha. Mexa bem seu iogurte pra ficar cremoso e uniforme e adicione adoçante, frutas, ou o que preferir. Eu coloco só adoçante e algumas gotas de essência de baunilha, fica uma delícia!

Na hora de comer adiciono granola, pedaços de fruta, chocolate granulado (quando escapo da dieta), mel... enfim, fica bom com muita coisa! Ah, e antes que me perguntem dá pra fazer normalmente com o leite integral, mas a intenção aqui é uma sobremesa bem light por isso o melhor é usar o desnatado.

E aí, gostaram? Quem vai tentar fazer?



14 comentários:

  1. Esse eu já tentei fazer haha. Na verdade eu tinha procurado a receita de iorgut grego e apareceu isso, só que o meu não deu muito certo ele ficou meio gosmento/babado sei la, o sabor ate que ficou legal, mas a textura não deu. Acho que eu não escorri ele totalmente haha, depois quero tentar de novo :3
    http://a-ultimasereia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, simmmm tem que deixar mais tempo coando! Precisa ter paciência nessa receita, o único trabalho que dá é esperar. :P

      Excluir
  2. Ai que delicia! Eu amo iogurte natural! Vo fazer, valewww<3

    http://www.thetrashion.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu amo iogurte natural com frutas! Os bons são meio caros então adorei ver essa receita. Fiquei com água na boca. É o que eu mais gosto de comer de manhã hahaha.

    Beijos
    Aquela Borralheira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem esse detalhe também, com essa receita sai super barato!
      Adoro comer qualquer hora, é vício hihi. :B

      Excluir
  4. Adorei a receitinha de Iogurte! Vou tentar em casa com certeza.
    Beijos! Impossível ser Normal

    ResponderExcluir
  5. Nossa que delícia! Nunca pensei em fazer iogurte, adorei a receita. *-*

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficar fazendo iogurte vicia viu? Só pra avisar hahahahaha.

      Excluir
  6. Raramente eu como iogurte, por dois motivos. Primeiro pela dificuldade de comer sem adoça-lo e segundo por considerar um produto caro. Um potinho de greco (100 gramas) contém 20% de açúcar -- sem falar da quantidade de gordura.

    Já tentei aqueles sem açúcar, mas o sabor é bastante ruim.

    Hoje eu prefiro comer as frutas com aveia em flocos (finos preferencialmente). Principalmente banana, mamão e maçã. Pico e coloco aveia por cima (50 gramas, estimo).

    Há alguns anos aprendi os benefícios de me alimentar bem e parei de comer açúcar e fast food em geral. Só abro algumas exceções em aniversários e no final de ano por exemplo (com o tempo se acostuma)...

    Cuidado com o uso de adoçantes, não se conhece os efeitos a longo prazo. Com a granola também é bom ficar atento, em várias marcas como a qualitá, colocam até 50% de açúcar (15 gramas de açúcar em 30 de granola).

    Mencionou mel, é uma coisa que pretendo voltar a comprar (só comia quando era criança). Tinha até esquecido.

    Seria legal se fizesse outros posts sobre alimentação e qualidade de vida. De coisas que está comendo agora.

    Como fica o sabor desse iogurte? Com mel fica bom?

    p.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto do iogurte natural industrializado, um exemplo é esse da Nestle que usei pra fazer o meu, o gosto é péssimo...

      Sobre os adoçantes, eu uso quantidades mínimas então não me preocupo muito com isso, e a granola que eu compro não tem quase açúcar, é uma versão bem light e gostosa.

      Se deixar coar bastante o sabor fica quase igual o do iogurte tipo grego, pra não dizer idêntico, pra quem gosta muito de laticínios (como eu) é delicioso! Com mel ele fica bem docinho, tanto que se exagerar fica enjoativo, haha.

      Vou tentar fazer mais posts assim, acho bem legal, obrigada pela sugestão. ;)

      Excluir
  7. eu já tentei fazer iogurte por três vezes com três marcas diferentes de iogurte natural e todas as vezes não deu o resultado esperado, segui o processo feito pela maioria das pessoas, todas as vezes ficou gosmento e não tive coragem de consumir. Alguém sabe dizer porque isso ocorre?

    ResponderExcluir
  8. Eu já tentei fazer o iogurte por três vezes com três marcas diferentes, o resultado não foi o esperado, todas as vezes o iogurte ficou gosmento mesmo seguindo os procedimentos recomendado pela maioria das pessoas, alguém sabe dizer porque isso ocorre?

    ResponderExcluir