Homem e animal: uma relação baseada em limites

gatinho

Atualmente é comum vermos animais domésticos sendo tratados literalmente como membros da família, muitas vezes recebendo cuidados e regalias que o próprio ser humano não recebe em algumas regiões do planeta, mas, assim como há o afeto em excesso, também existem aqueles capazes de agredir, maltratar e muitas vezes matar os animais. São dois extremos opostos, mas ambos desequilibram a relação existente entre homem e animal.

Os maus tratos contra os animais, sejam eles domésticos ou silvestres, causam revolta na maior parte da população principalmente pela característica indefesa destes pequenos seres. Agredir um animal é como espancar uma criança, em casos normais não há reação ou defesa por parte deles, o que torna a atitude ainda mais cruel. Outro ponto que causa repercussão é que, apesar de existirem leis que proíbam esses maus tratos, elas não são definitivamente cumpridas ou cobradas, há uma evidente negligência por parte dos órgãos públicos, o que transforma o problema em algo considerado "normal" nos dias atuais.

Do outro lado temos aqueles que sufocam seus bichinhos de afeto, atenção e regalias, ultrapassando aquele velho limite que define o que é animal e o que é ser humano. Essa atitude se agrava em casos onde o bicho passa a valer mais que gente, o que, além de atrapalhar o próprio ser humano, também prejudica os animais. Privá-los de seu instinto natural, cobri-los com acessórios desconfortáveis e negar a sua natureza pode gerar uma dependência ou problemas de comportamento no animais.

A chave sempre vai ser buscar o equilíbrio, tratar os animais como animais, suprir suas necessidades e demonstrar carinho, mas sem ultrapassar as duas barreiras do bom senso: aquela que define o exagerado, e aquela que define o assassino.


Domingo passado fiz um simulado do meu cursinho e o tema da redação era "Como devem ser as relações entre as pessoas e seus animais de estimação", apontando o lado de extrema bajulação e o lado dos maus tratos contra os bichinhos. Assim como o artigo sobre tatuagem, também resolvi postar esse aqui no blog (mesmo achando que não ficou muito legal). Gosto de expor minhas ideias e opiniões, e ter um texto menos coloquial por aqui de vez em quando não mata ninguém né?

E vocês, o que pensam sobre a relação entre o dono e seu pet?



5 comentários:

  1. トリーバーチ ワンピース
    Its not my first time to pay a quick visit this website, i
    am browsing this web site dailly and obtain pleasant facts
    from here every day.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Minha cadela fugiu nessa quarta, ontem foi devolvida. Ela é como uma filha pra mim, e não sei o que faria se ela não estivesse comigo. Acho que parte desse amor pelos bichinhos é porque eles nos amam incondicionalmente e são fiéis, ao contrário das pessoas que são egoístas e traiçoeiras... mas concordo, alguns donos ultrapassam o senso do ridículo.

    Bjxx
    Blog Makes da Mi ǀ Fanpage ǀ Youtube ǀ Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é essa aflição, meu gatinho some por alguns minutos aqui dentro de casa e já acho que ele escapou e fugiu. D:
      A questão é ter equilíbrio né? Cuidar, amar e ter esse apego mas sem partir pra loucura hahahaha.

      Excluir
  3. ahh minha relação com meu cachorrinho é linda..
    as vezes eu fico pensando como tem gente q maltrata animais né?
    Pq fazem isso? O bichinho é tão carinhoso, sempre que chegamos em casa ele está la nnos esperando... poxa, é uma atitude horrivel do "ser humano" q maltrata bichinhos...

    adorei o post! diferente kk
    beijão <3
    Blog Call me Lari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também acho um absurdo quem tem coragem de maltratar os animais! Eles são tão indefesos e tão companheiros... não faz sentido, né?

      Excluir