Fotografando à toa: os autorretratos

garota com camera
Dando continuação a série de postagens sobre fotografia aqui do blog, hoje o tema é autorretrato. Hoje em dia é coisa rara ver alguém que nunca tira fotos de si próprio, e o que fazer para essas fotos pessoais serem interessantes?

É muito mais bacana você parar para ver fotos bem feitas, com uma edição legal e uma pose incomum, do que sempre as mesmas fotos iguais, aquele tipo de foto "sem graça", sabe? Fotos diferentes sempre chamam a atenção das pessoas. E existem alguns truques que eu fui aprendendo com a prática, coisas simples que fazem sim uma grande diferença na hora de tirar uma foto.

1. A câmera deve ficar na faixa da altura dos seus olhos. Pode ser um pouquinho mais pra cima, ou um pouquinho mais pra baixo, dependendo da ideia que você tiver, mas nada que ultrapasse muito esse limite. Por que? Bom, se a câmera estiver muito alta o rosto fica achatado, redondo, com cara de foto de criança. Se a câmera estiver lá embaixo, fica aquela pose de m4n0 z!ka que tira foto segurando dinheiro, sabe? Hahahahaha. Sem contar que fotos desse ângulo deixam uma "papada" enorme no rosto, e coisas desnecessárias aparecem (como o interior do seu nariz).

2. Descubra seu melhor ângulo e invista nele. Como já citei no item anterior, alguns ângulos não favorecem ninguém, mas existem alguns pontos específicos que ficam melhores para cada pessoa. Pessoas que não gostam do próprio nariz evitam fotos de perfil, por exemplo. Mas isso só descobrimos testando várias poses, caras e bocas. Quanto mais fotos você tira, mais você conhece seus pontos fortes e fracos.

3. Não tire fotos de qualquer jeito. Claro que ninguém é obrigado a estar sempre impecável, mas quando tiramos uma foto bem arrumados o resultado é melhor. Cabelo ajeitado, maquiagem, uma roupa legal, um acessório diferente. Qualquer um desses aspectos vão favorecer a sua imagem e deixar a sua foto mais interessante. Mas lembre-se de tirar fotos naturais de vez em quando, afinal de contas ninguém aqui é uma réplica da Barbie.

4. Inspire-se e fuja dos padrões. Não é legal ir passando as fotos no álbum de alguém e a pessoa tá lá, sempre com a mesma cara, nada diferente. Tem como abolir os clichês da nossa vida? Quase impossível! Até eu mesma às vezes me rendo a pose do "dedinho paz e amor", ou um biquinho de cocotinha e etc. Mas deixe que essas fotos tão previsíveis sejam minoria no seu álbum. Busque inspirações em sites de fotos (flickr, tumblr, we♥it) e tenha um diferencial.

5. Edite a sua foto. Ok, tem como uma foto ser boa sem edição? Claro. Mas a edição pode mudar completamente uma foto, juro. Às vezes uma foto sem graça, simples, fica incrível depois de uma action ou um efeitinho qualquer no photoshop. Também vale dar aquela "ajeitada", ou seja, remover uma ou outra espinha, uma manchinha e etc. O que não pode é ficar parecendo um boneco de cera, com a cara toda lisa de photoshop. Se você não sabe editar, procure tutoriais no youtube, tem milhares por lá.

6. Lembre-se das outras dicas que já dei aqui nos outros posts sobre fotografia, como o cenário, o motivo e os conceitos básicos da fotografia. Se quiser tirar fotos de meio corpo ou corpo inteiro, use o temporizador da sua câmera e apoie-a em algum móvel. Ah, uma boa iluminação também é essencial! Que pode ser tanto a luz do dia, como um lugar com uma lâmpada forte na sua casa (mas o tema iluminação fica pra outro post).

garota com camera polaroid

Isso tudo é o básico para tirar um autorretrato interessante. Lembre-se sempre que toda regra tem exceções, mas tudo vai depender da sua criatividade e da sua prática. Quanto mais fotos você tirar, mais experiência você ganha. E lembre-se: copiar fotos dos outros não é nada legal! Eu já fui copiada várias vezes, e é péssimo. Se gostar da foto de alguém, se inspire, e depois coloque sua personalidade naquilo mudando as coisas que preferir.



8 comentários:

  1. Ju amei as dicas!!! Estava precisando mesmo, rs, adoro ver dicas de como melhorar a qualidade das nossas fotos e de fotografar!

    uma ótima semana linda!

    http://achadosdabrunna.com.br/

    ResponderExcluir
  2. já sabia algumas dessas dicas, mas o jeito que você explica fica mais fácil de saber o que fazer na hora das fotos =D

    ResponderExcluir
  3. Que blog mais dahora. Ameii mesmo http://it-karolmoreira.blogspot.com.br/2013/06/um-novo-olhar.html

    ResponderExcluir