Escolhi meu curso, mas e se não for o que eu realmente quero?



Não sei em que fase da vida a gente realmente decide "o que quer ser quando crescer", mas todo mundo que já fez essa escolha deve ter parado pra se perguntar: será que é isso mesmo que eu quero?

Pra algumas pessoas isso é só um pensamento rápido, uma pulga atrás da orelha que incomoda só por uns dias, como foi no meu caso e como deve ser com pessoas mais decididas. Mas pra quem demorou um bom tempo escolhendo a futura profissão e descobrindo aquilo que gostaria de estudar, ficar com essa insegurança é comum.

Tirei a ideia de fazer um post com as minhas experiências e alguns conselhos depois de observar amigos e colegas de sala preocupados com as próprias escolhas. A indecisão, a pressão, o tempo correndo cada vez mais rápido... e todo o drama pré-vestibular que, se já é ruim pra quem nasceu querendo um determinado curso, imagine pra quem não tem certeza de qual é a sua "vocação".

O principal fator que causa essa sensação nos alunos é a impressão de que nossas escolhas são eternas. É a ideia de que se eu escolher arquitetura, por exemplo, vou estudar arquitetura, me formar em arquitetura e trabalhar com isso o resto da minha vida, mesmo que infeliz. E na prática não é bem assim que funciona, se o curso não for aquilo que você esperava, não tenha medo de desistir da faculdade e começar outra coisa que você realmente goste. Ou se, no caso do trabalho após se formar não atingir as expectativas, não se limite a viver infeliz, continue seus estudos, se especialize em outra área, ou comece outra faculdade, que seja!

Libertar-se do peso causado por essa falsa "escolha para a vida inteira" é o primeiro passo pra perder o medo de se arrepender, e quebrar um pouco essa tensão da indecisão. Lembre-se que nós podemos mudar nosso caminho profissional a qualquer momento, e muitas vezes isso nem é necessário.

Mas, para minimizar as possíveis chances de arrependimento, minha dica é conhecer e pesquisar ao máximo sobre o curso que se tem em mente. Foi assim comigo, quanto mais eu pesquisava, mais eu me apaixonava, o que me distanciou dos outros cursos que também me interessavam e me deixou cara a cara com a minha escolha definitiva. Pesquise sobre o mercado de trabalho, sobre o que, como e onde o profissional formado trabalha, acesse os sites das universidades e procure pela grade do curso, veja as aulas e as matérias que você terá que estudar, converse com alguém que estude ou que já tenha se formado no curso... tudo isso vai evitar futuras surpresas desagradáveis, e um aluno bem informado e preparado sempre tem vantagens sobre os demais.

E pra quem ainda não faz nenhuma ideia do que quer nessa vida, recomendo testes vocacionais (como esse do Guia do Estudante), assistir e ler matérias sobre profissões e visitar feiras de trabalho ou algo do tipo, que além de ajudar são atividades bem legais!



17 comentários:

  1. The computer or device that you are reading this
    on is another example of consciousness -- which is simply something that is.
    Note: Select the following suggested spells described in this section of this solo Dragon Age Origins guide as you gain levels.
    length;++d)var b=a[d];w(b,"pagespeed_lazy_src")&&u(b);s[m].


    Feel free to visit my web-site - Boom beach cheats

    ResponderExcluir
  2. This is my first time go to see at here and i am in fact impressed to read all at one place.



    Also visit my website - Nike Blazers Mens

    ResponderExcluir
  3. I'm truly enjoying the design and layout of your
    website. It's a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for
    me to come here and visit more often. Did you hire out a developer to create your theme?
    Excellent work!

    My page ... เชียงคาน

    ResponderExcluir
  4. Quando eu era mais nova, eu sabia exatamente o que eu queria com todas as minhas forças, mas não sei o que aconteceu, eu não quis mais. Do nada eu já não sabia mais o que queria fazer. Prestei vestibulares para cursos que eu sabia que não iria gostar, mas como era uma faculdade pública, não seria "dinheiro gasto à toa" se eu desistisse. Enfim, descobri que não era aquilo.
    Agora, ACHO que sei o que quero. Sou uma pessoa muito indecisa, principalmente no quesito "escolher o futuro profissional" (de resto, sei bem o que quero), e isso já me rendeu alguns litros de lágrimas. Escolhi Comunicação Social, porém o que eu gostei mesmo e que descobri a pouco tempo graças ao Guia do Estudante foi o curso de Produção Editorial. O problema é que as poucas faculdades que têm o curso, são muito longe de onde eu moro, mas não custa tentar. Uma coisa legal, mas que não influenciou na minha escolha, é que todas as pessoas que conversei sobre o assunto "faculdade" dizem que tenho cara de publicitária ou jornalista.

    Beijos,
    Nepente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal isso!! Eu se estivesse no seu lugar não teria medo de ir para longe, é uma oportunidade única e você vai adiquirir tanta experiência de vida que vale muito a pena, como você disse, não custa tentar.
      Também acho que isso é super legal, as pessoas virem falar que a gente "tem cara de tal curso" e esse curso ser de fato o que a gente escolheu. Passei por isso algumas vezes e me senti no caminho certo. *-*

      Excluir
  5. Thanks for the auspicious writeup. It in fact was once a leisure account it.
    Glance complicated to far added agreeable from you!
    However, how could we keep up a correspondence?

    Feel free to visit my web site: aptamil

    ResponderExcluir
  6. Wаy cool! Some very valid points! I apprеciate you writing thіs
    article plus the rest of the site is also reаlly good.|
    Hi, ӏ do think this is an excellent site. I stumbledupon it ;) I'm
    gοing to come back yet again since I Ƅook marked it.
    Мoney and fгeeɗom is the best way to change, may you be rich and continue
    to help other people.|
    Woah! I'm really enjoying the template/tҺeme of this blog.
    It's simple, yet effective. A lot of times it's tough to ɡet that "perfect balance"
    between user friendliness and аppearancе. I must say ƴou have done a very good job
    witɦ this. Also, the blog loads veгy quick for me
    on Firefox. Superb Blօց!|
    These are actually wonderful ideas in regarding blogging.
    You Һave touched some nice faсtors here. Any way keeр up wrinting.|

    My blog ... Online sale cheap oakley sunglasses

    ResponderExcluir
  7. this guy very restricted policy offered by typically
    the health settlement while in the automatic procedures
    will not contain the PIP factor. Remember the reality that Celui-ci, or perhaps any kind of very much the same point out, will
    not be a 'at fault' condition, means in which
    insured those people cannot grab the PIP. Selling a motorized vehicle policy with a no-fault state want Celui-ci doesn't necessarily preclude auto insurance suppliers to amend (endorse) his or her guidelines to include the actual PIP
    as being an an option insurance plan. Although with the brilliant rivals
    amongst car insurance companies, merely very few required solution to
    have the PIP change added onto your motor vehicle
    plan, during further cost, as expected. If it insurance coverage makes it worth while on your behalf, and you're
    in a position to settle the minor special expense correctly
    check with your personal realtor. For a second time, mainly selected organizations give
    that plan inside the no-fault expresses.Insurance rates changes from business
    to business together with from coverage towards insurance coverage.
    You shouldn't accept to the 1st policy that you are provided, but alternatively compare and contrast amongst 5 to 10

    My homepage: filtrowanie

    ResponderExcluir
  8. I am really inspired with your writing abilities as well as with the format to your blog.

    Is that this a paid theme or did you cstomize it
    yourself? Either way keep uup the excellent high quality writing, it's rare to see a nice blog like this one nowadays..


    Also visit my web-site training project

    ResponderExcluir
  9. Eu amei esse texto, eu ando numa fase bem assim da minha vida sabe? Fiz o teste também, e deu algumas profissões no qual eu ja estava pensando em cursar. É sempre complicada essa fase de gente grande hehe
    Beijos,
    lovely-utopia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado mesmo, mas o foda é que cada vez a vida complica mais hahaha (desestimulante, talvez, mas é a realidade). Calma que passa! E boa sorte. :3

      Excluir
  10. Confesso que tenho lá minhas dúvidas e, graças a Deus, muito tempo ainda para pensar, mas eu não aguento ficar sempre me perguntando, sabe? Mas não consigo me decidir, escolher entre as que penso. Exatamente como você disse, medo de escolher 'errado', não ser bom para o futuro e etc. Mas, enfim vou ver esse teste vocacional que você indicou. Beijinhos ♥

    karolinysantanna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ainda tem bastante tempo é melhor não encanar tanto, faça testes vocacionais por enquanto e pesquise com calma os cursos que você tem interesse. Fica mais fácil (e menos desesperador) escolher quando a gente ainda tem tempo. :3

      Excluir
  11. Nossa, to me sentindo exatamente como você descreveu no texto! Fico pensando se eu realmente quero fazer isso pro resto da vida, se vou ter um futuro estável.. Será que todo mundo passa por isso? D: Blog Rainha da Simpatia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a maioria das pessoas passa por isso sim, é uma fase né? Não tem como evitar... Toda vez que a gente tem que fazer uma escolha séria bate uma insegurança. Boa sorte!

      Excluir
  12. Oi, conheci seu blog com o link das provas do ENEM, já tem um tempinho.Como estou estudando pro vestibular não parei ainda pra ler e comentar.

    Mas hoje quando voltei para ver os links da prova do ENEM (de novo kkk) vi que vc mudou o layout e que tinha esse texto.

    Me identifiquei muito!

    Minha história é mais ou menos assim:

    Fiz o ensino médio no ensino técnico em Edificações (écnico em construção civil) pois sempre gostei de Engenharia. No 2ª ano passei para Ciências contábeis pois me desiludi com Engenharia... Cursei 2 semestres (enquanto fazia o 3ª ano) de Contábeis para sentir como era a faculdade e não gostei do curso pq eu "sou de exatas"...

    No terceiro ano eu decidi voltar para engenharia pois já tinha o nível técnico, mas eu não amava mais a área... Na faculdade de engenharia sanitária e ambiental eu vi que realmente, eu amo exatas mas não nasci para ser engenheira. Passei por um "problema de saúde" na familia e agora minha meta é medicina.

    Sei que é confuso, sei que muitos podem criticar... MAS a moral da história pra mim é seguir meus sonhos.
    Seguir seu coração. Não se acomodar por que já passou ou por que o vestibular é difícil.

    Eu amo exatas (qui/bio/fis/mat) existe uma área imensa fora da engenharia que eu posso seguir. E eu vou correr atrás disso! Quero ser médica por que quero lidar com pessoas e com a área que eu mais gosto.

    Enfim... Para quem encontrar esse blog e esse post e decidir ler os comentários como eu fiz.Eu só posso dizer que você deve seguir seu coração sem medo de errar. Por que a hora de errar é agora! Se jogue no curso que você realmente goste! Viva sua vida sem esperar que ela dependa apenas de uma profissão. Sua vida será mais que uma profissão!

    Enfim, o recado era esse... talvez um desabafo!

    *Juh, super vou seguir seu blog! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que linda. Me indentifiquei pq eu não sei qual curso quero fazer e fico sempre mudando de ideia...
      =/

      Excluir