DIY: personalizando capa de caderno

Ok, já existem milhares de tutoriais desse tipo por aí, mas cada pessoa tem seu jeito e sua técnica pra modificar o caderno escolar e dessa vez vim falar da minha. Então não briguem comigo, rum. u_u

Estudei meu ensino médio todo em uma escola estadual e eles dão o material para o aluno, acontece que as capas dos cadernos são feinhas, pra não dizer logo que são horrendas, mas nunca liguei muito pra isso até esse ano. Comecei a fazer cursinho semana passada e deu aquela vontade de ter um caderno mais bonitinho sabe, então peguei um dos que eu já tinha e resolvi por minhas ideias em prática.

Fiz a capa no Photoshop montando uma ilustração da Lana Del Rey, feita por Richard Davies, mais uma frase da música Born to Die. Na parte de trás colei a letra inteira da música e fui fazendo minhas edições até ficar tudo como eu queria. O resultado vou deixar aqui caso alguém queira baixar e usar.

ilustração lana del rey born to die letra

Depois de imprimir (maldita impressora que não imprime as cores certinho) separei algumas coisas que ia precisar, no total gastei zero reais porque já tinha tudo em casa #pobrefeliz. Caderno, tesoura, cola, régua, contact e etc...



A primeira coisa a fazer é tirar o espiral do caderno, pra isso usei um alicatinho de unha pra torcer aquele "ganchinho" das pontas e deixá-lo o mais retinho possível, pra poder girar o espiral com facilidade. Depois de desentortar os dois ganchinhos é só ir rolando o espiral, sem mistérios, só cuidado pra não bagunçar demais as folhas.




Depois eu encapei com folha sulfite branca as duas partes do caderno, como eu imprimi uma ilustração clarinha ficaria a sombra da capa real por baixo se eu colasse direto, sem uma base.

Essa base também ajuda em qualquer capa impressa, não só as claras, mas acredito que seja desnecessária no caso de capas em tecido ou essas outras coisas. Dica: use prendedores para fixar as bordinhas do papel na hora de encapar, facilita o trabalho.



Agora é só colar a capa que a gente quiser (da mesma forma que colei a base branca) e esperar secar um pouco. Depois vem a hora de impermeabilizar cobrindo com o papel contact transparente. Dá pra ficar sem o contact? Até dá, mas você tem que ser a pessoa mais limpa e cuidadosa do mundo, porque uma gota de água já estraga a sua linda capa.

A parte do contact é chata, tem que ter paciência pra não formar bolha, ir com a régua devagarinho e blablablá, se não sabe como fazer peça a alguém ou procure dicas no bom google. No meu caso a parte da frente foi um sucesso e a de atrás uma tragédia, mas ok, eu sabia que ia dar merda porque o contact tava velho e todo amassado, era impossível não formar bolhas e vincos. Mas como mostram as fotos, sem ser contra a luz quase não dá pra ver diferença.



Use algo pontiagudo pra furar novamente os buraquinhos do espiral, como uma agulha, e depois alargue com um lápis ou caneta.



Finalmente, é só passar o espiral de volta junto com as folhas e torcer o ganchinho novamente. Um caderno novinho (e muito mais bonito) acaba de surgir!

capa lana del rey caderno

O que acharam? Já customizaram ou pensam em customizar algum caderno?



34 comentários:

  1. Que perfeito, adorei o caderno, me deu uma imensa vontade de fazer um da Florence ou da Taylor Momsen, no mesmo estilo. Você poderia disponibilizar um psd. Beijinhos.
    http://lecry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Geovanna!
      Sobre disponibilizar psd, se mais gente quiser eu posso pensar nisso sim. :D

      Excluir
  2. Cara amei, se ainda estudasse todos os meus cadernos seriam personalizados. Lana é diva ever, até em capa de caderno ahaha. Beijos

    nandaacampoos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu customizei uma agenda minha com tecido, achei que não precisaria colocar base branca por baixo porque o tecido era vermelho e tal, mas me dei mal a cor da capa ficou super visivel, agora sempre que vou encapar algum bloquinho, caderno ou agenda sempre coloco uma folha de a4 branca antes.
    Voce podia ensinar a fazer uma montagem legal assim no photoshop,né? ja vi várias montagens legais por aí, mas ninguém ensinar a fazer :/
    (se fizer, me avisa ein?!)

    Beijos

    botasbatidasblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish! Mas o tecido era fino? Acredito que se for um tecido mais grossinho tipo jeans (já fiz caderno jeans sem base) não fique aparecendo.
      Mas de qualquer forma é melhor já prevenir e colocar a base branca sempre, hehe.
      Vou pensar Isa! Se eu fizer o tutorial eu te mando o link. :3

      Excluir
  4. O post que precisava, obrigada
    Bom final de semana.
    Beijos,Ariane!
    www.diariodostreze.blogspot.com Visita?

    ResponderExcluir
  5. Agora essa personalização me pareceu tão linda! Sempre vi tutoriais e eles pareciam, sei lá, meio comuns, mas esse seu ficou muito lindo! Já comprei meus cadernos, mas ano que vem talvez eu compre aqueles mais baratinhos e personalize.

    diamantesdeumagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poooxa, obrigada! *-*
      Sim, o bom de personalizar é que sai bem mais barato.

      Excluir
  6. Verdade, já vi vários tutoriais nesse estilo, mas cada um tem o jeito de quem fez e por isso eu adoro continuar vendo! O seu ficou lindo, amei a ilustração (Lana diva, né <3) e as frases, combinou demais, ficou super feminino e lindo! Eu dei uma nova cara pra uma agenda que comprei, mas ela não era de espiral, bem mais fácil, haha. Blog lindo, como sempre!

    Beijo!

    querido-diari1.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem assim né? Quanto mais eu vejo esses tutoriais mais vou tendo ideias novas pra fazer nos meus cadernos.
      Obrigada Brendha. <3

      Excluir
  7. Ei Jul, suas ilustrações são muuuuuuito boas, sério!
    Eu amei a customização. Eu nunca tinha pensado em fazer isso nos meus porque sou meio desastrada e sei lá, eu ia acabar destruindo o caderno. hahaha
    Mas nossa, você fazendo pareceu mais fácil, fiquei com vontade de fazer isso nos meus cadernos!
    O resultado ficou pra lá de ótimo! Amei mesmo!
    Beijos!

    http://perolairregulaar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas ilustrações são amadoras dms shueahsueahs essa do caderno não é minha. :(
      É, no começo eu também tinha medo de estragar o caderno, mas se a gente não tenta como vai saber se consegue ou não? :B

      Excluir
  8. Ficou perfeito!
    blogrso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Só acho que ficou, tipo DIVOO ! kosks
    Beijos.
    http://purcinos.com/

    ResponderExcluir
  10. Ficou lindão, Lana diva *-*

    Beijos,
    Tati.
    Espadati - Fanpage

    ResponderExcluir
  11. Ficoou mt lindoo :o Vou tentar fazer depois :3
    Beijox,
    lady-perfezione.tk

    ResponderExcluir
  12. Ficou lindo, adorei.


    Convido vocês a conhecer meu blog: http://diariodeemergencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ameii a edição *--* queria fazer isso esse ano nos meus cadernos, mas da muito trabalho :/
    Bijokas
    confienounicornio.blogspot.com <3
    ~Rani <3

    ResponderExcluir
  14. Ficou lindo Juliana, e engraçado que hoje eu acordei aí fiquei pensando no meu novo caderno de organização o que eu podia fazer e cheguei que faria algo no photoshop mais ou menos nesse estilo, aí entro e aqui e tcharaam! hahaha Lendo meus pensamentos!

    http://daminhamaneira.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. ficou lindo flor amei,eu customizei o meu esse ano tbm coloquei imagem da minha Diva Demi lovato

    bjos!!!!

    http://umaapequenasonhadora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Amei, amei!
    Queria ter aprendido isso antes de começar as aulas. bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, ainda dá pra fazer como uma caderno extra! :D
      Ou guarda a ideia para o próximo ano mesmo.

      Excluir
  17. Eu amei a dica e ja achei um caderno para fazer o ano que vem! :D

    Bjs linda...

    By: Anna Charallo

    ResponderExcluir
  18. Miga, você é membra dos Pôneis Malditos no fb? *U*

    ResponderExcluir
  19. Manda video ensinando editar ..
    Lindo !

    ResponderExcluir
  20. Você pode fazer uma capa da One Direction pra mim? Gostei muito da sua e não sei fazer capa nenhuma e queria muito fazer isso nos meus cadernos..

    ResponderExcluir
  21. oi, qual vc poderia disponibilizar o psd né? obg

    ResponderExcluir