5 canais do youtube para estudar

computador estudar livros

Quando comentei aqui minhas decepções sobre estudos, vestibulares e falta de motivação, prometi a mim mesma me empenhar o triplo esse ano para atingir meus objetivos, isso acabou deixando o blog mais de lado na minha vida, como eu já tinha avisado, mas é um sacrifício necessário.

Nesse meio todo a Paulinha deu uma sugestão super legal nos comentários: criar uma categoria de estudos aqui no blog. E não é que gostei da ideia? Assim como eu, outras pessoas também devem estar se preparando para vestibulares, concursos e outras provas, e falar disso por aqui de vez em quando pode ser ótimo pra trocar experiências.

computador estudar livros

Começo indicando meus canais favoritos de vídeo-aulas, que ajudam muuuuito quando a gente não entende alguma parte da matéria com o nosso professor ou quando só ler/estudar em casa não dá conta. Confiram:

01. Aula Livre
Conheci o Aulalivre.net ano passado, procurando desesperadamente aprender polinômios horas antes da minha prova na escola hahaha #quemnunca, depois disso sempre que queria estudar um novo assunto ou tinha muita dificuldade em uma matéria dava uma passada por lá e conferia se já tinha algum vídeo sobre. Eles não são muito atualizados, as publicações são de 2012/2013, mas o conteúdo é bom, bem feito e os professores explicam muito bem.

02. Biologia Total
O canal do professor Paulo Jubilut é voltado para a área de Biologia, no começo estranhei o jeito dele explicar/falar mas depois de minutos toda a minha atenção estava voltada ao vídeo e a matéria ia simplesmente entrando na minha cabeça! Sim, ele é um ótimo professor. O que eu acho legal nesse canal é que, além dos vídeos de biologia e da atenção ao aluno, ele também dá dicas super interessantes de como estudar, como aguentar a pressão, como lidar com reprovações em vestibulares e etc.

03. Física Total
No mesmo caminho que o canal acima, o professor Ivys Urquiza atende só a área de Física. O que eu acho mais válido nesse canal são as revisões para o ENEM e as resoluções de exercícios, além do que tudo é muito profissional, a edição, o áudio, a qualidade da imagem... tudo nos vídeos é qualidade 10, o que ajuda na hora de acompanhar sem ficar cansativo.

04. Descomplica
Ok, todo mundo já conhece o Descomplica e sabe que é um serviço pago, mas uma boa parcela do conteúdo está disponível gratuitamente no canal do youtube deles. O que diferencia é a diversão na hora de ensinar/aprender, as aulas são gostosas, bem humoradas, com qualidade e ótimos professores. Além disso o canal é atualizado com uma frequência incrível, vale a pena conferir.

05. Cola da Web
O Cola da Web é um canal do cursinho Oficina do Estudante, e também é bacana pra estudar. Eles tem dicas para todas as matérias e para os principais vestibulares, o que ajuda a entender e se preparar melhor para a prova. Ah, e foco nas dicas de Redação, que são super importantes! A maioria dos vídeos são mais curtos que os dos outros canais, o que ajuda se você for aquele tipo de pessoa que se cansa rápido assistindo vídeo-aulas.

Agora é só escolher aquele com o qual você mais se identifica e cair de cabeça nos cadernos e livros. É como eu sempre digo, com a facilidade que temos com a internet hoje em dia, só não estuda quem se deixa vencer pela preguiça.

E aí, qual vocês já conheciam? Tem algum pra me indicar?



17 comentários:

  1. Ai Juh, estou nessa mesma fase de morrer de estudar pra entrar numa facul ano que vem. Eu só conhecia o primeiro. Os outros não. Mas já salvei aqui.

    ResponderExcluir
  2. Ju, você quer cursar o que na faculdade?
    Descomplica é excelente, aulalivre.net agora também é pago :/
    Estou no segundo ano e entrei no pré-vest, quero Web Design na UFRJ e para ano que vem não ficar tão desesperada quis me dedicar logo esse ano!
    Beijão;*
    blog-brigadeirando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria perfeito se eu tivesse começado a estudar no segundo ano! Deixei pra estudar depois que terminei o terceiro, arrependimento eterno.
      Quero design gráfico na Unesp (ou na Udesc).

      Boa sortee!!

      Excluir
  3. Adorei a ideia de criar os posts assim, acho super interessante! E tambem vou ter que prestar vestibular esse ano D: todo mundo sempre falava desses canais e sites sobre estudos mas nunca conheci! Nem mesmo esse descomplica que você disse que todo mundo conhece hahaha


    Beijim
    Idiomafashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da ideia Vick! Pretendo atualizar bastante essa categoria, acho que vai ajudar muita gente. :3
      Sério? Vale a pena conhecer viu, são ótimos.

      Excluir
  4. Conheço alguns destes e amo!! Vou conhecer os outros! bjss
    http://mufevblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelo post, estava precisando de links assim. O Jubilut é meu salvador há muito tempo KKKK ;)

    http://nostalgiacinza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei feliz em saber que te ajudou!
      Hahaha, adoro as aulas dele. o/

      Excluir
  6. Adorei as dicas, essa semana tava procurando, estava louca pra estudar pra física :s

    http://static.tumblr.com/rqs2pop/UmSmwiurw/perfil.png

    ResponderExcluir
  7. gente, adorei a dica! Na minha época de escola não tinha nada disso, acho que esses canais ajudam demais! É uma forma de aprender fazendo algo que você gosta né?

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, algo que eu gosto entre aspas haha, assistir os vídeos é quase a mesma coisa que assistir às aulas. Perde aquela questão youtube>lazer>diversão.

      Excluir
  8. Sempre dou uma pesquisada no youtube quando tenho dificuldade em alguma matéria, na maioria das vezes é em ciências, hahaha. Gostei da ideia de criar esta categoria, afinal além de postar nos precisamos nos dedicar aos estudos.

    Beijos :*

    http://my-alll.blogspot.com/

    ResponderExcluir