Por que nosso "dia dos namorados" não é em fevereiro?



Na maioria dos países, principalmente do hemisfério norte, o "dia dos namorados" é comemorado no dia 14 de Fevereiro, o Valentine's Day, traduzindo: dia de São Valentim. A história começa bem antes, com festivais romanos e seus deuses, Lupercalia e afins, mas basicamente tudo tem seu ponto inicial após o surgimento do Cristianismo.

Cláudio II, imperador romano, havia proibido o casamento durante as guerras por achar que os solteiros eram melhores combatentes. O padre/bispo Valentim se impôs a essa ordem e continuou realizando casamentos, inclusive ele mesmo casou-se secretamente. Valentim foi descoberto, preso e condenado à morte. Muitos jovens lhe enviaram flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor e enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro. A história diz que milagrosamente ele devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”. Foi considerado mártir pela igreja católica, então a data de sua morte, 14 de Fevereiro, acabou por ser o tal dia de São Valentim, onde os casais apaixonados trocam presentes e declarações.

Mas por que diabos o Brasil comemora no dia 12 de Junho, então?

Dizem que é pelo fato do dia 12 ser véspera do dia de Santo Antônio, conhecido por ser o "santo casamenteiro", mas a intenção por trás disso é claramente outra. Junho era um mês de mercado pouco aquecido, na verdade o mais fraco para o comércio, então para melhorar as vendas um sujeito chamado João Dória trouxe a ideia gringa para o Brasil, incentivando a troca de presentes entre os namorados e impulsionando o comércio. Esperto, não?

Sendo em Fevereiro ou Junho, por motivos santos ou comerciais, a data tem lá sua utilidade vai. Afinal de contas, quem não gosta de fazer a pessoa amada feliz, e de quebra também ganhar um presentinho? Haha.



Quase à Toa também é cultura!

Fontes: 01 | 02



7 comentários:

  1. Nossa, como assim?!?!?! Não acredito que ele foi considerado mártir pela igreja católica! :O Não que eu ache que ele não mereça, mas a igreja costuma ser bem rigorosa com essas coisas de padre que quebra o celibato, mesmo em dias atuais. Provavelmente foi o tal milagre, mas mesmo assim! Poxa, interessante mesmo! (;
    Mesmo com tais motivos, não entendo porque aqui a gente não comemora o dia 12 também, uma vez que é praticamente universal, né? Podia ter dois dias, sei lá, né. hahahaha' Lembro que nessa época eu viajei pro Chile e era bizarra a quantidade de pessoas com ursões enormes na mão, flores, bombons e até mesmo balões de coração!
    Enfim, adorei a postagem diferente de curiosidade! :D
    Beijos Ju!

    http://perolairregulaar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia dos detalhes do São Valentin. Interessante. E ele mesmo se casou (sendo um padre?). Sobre o nosso mês ser separado...gostaria que fosse unificado.: Fevereiro D:

    ResponderExcluir
  3. Adoreiiii kkkkkkk, gosto de fatos desconhecidos, e embora essa data (por enquanto) não tenha nada de útil pra mim, adorei saber mais sobre seu significado.
    Myllena, minhaspequenasverdades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Depois de saber disso, prefiro comemorar em fevereiro que faz mais sentido ): HAUAH

    Idiomafashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. adorei o post!!! Não dá mesmo para saber qual o real motivo para existir o dia dos namorados. Mas ele é um dos meus favoritos!!!

    Mil Beijos
    http://avidaemoutrostons.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu ficava me perguntando porquê raios no Brasil o dias dos namorados é em junho e pensando bem, essa questão sobre o comercio até que faz sentindo hehe.

    ResponderExcluir
  7. Ju. segui a pouco tempo seu blog, e hoje me deparei com seu post, enfim, fiquei maravilhada, não sabia que o dia dos namorados lá fora era comemorado no dia 14 de fevereiro, esta data tem imensa importância pra mim, já que em 14 de fevereiro eu comemoro minha união com meu marido, nesta data se conhecemos, nos beijamos pela primeira vez e firmamos compromisso, um ano depois começamos a morar juntos, e até agora estamos, agora dia 14 farei bodas de flores, e ficarei feliz em comemorar o dia dos namorados também nesta data.. *-*

    ResponderExcluir