Adeus, Outubro

calendário
Quanto mais eu envelheço mais rápido parece passar o tempo. Antes um ano era muita coisa, e era muita coisa mesmo! Os meses ficavam lá longe, quase nem dava pra ver quando seria o próximo feriado, quando seriam as próximas férias, as próximas festas. Mas alguma coisa acontece e esse tempo vai diminuindo, os dias ficam tão perto que do primeiro raiar de Julho eu já pulo pro meu aniversário em Agosto, e de Agosto a gente já pula pro final de Outubro, que agora estamos.

O que teria demais? Nada, se não fosse o fato de ser especificadamente Outubro.

Outubro me deprime, me deixa aborrecida, angustiada. É um mês feio? Não é. Mas é aquele mês que a gente toma um choque, um banho de água fria, um tapa na cara. É quando alguém chega bem no seu ouvido e diz "ei, o ano tá acabando, não percebeu?" E aí você paralisa, surta, chora. Percebe que em todos esses dez longos meses você não fez praticamente nada do que deveria ter feito. Começa a riscar do caderno os planos que não deram certo, começa a contar os dias que lhe restam para os fogos de reveillon. E chega a conclusão que 24 horas por dia já não lhe são mais suficientes.

O fim de Outubro trás aquele recado que eu tento evitar o tempo todo, mas não consigo: faltam pouco mais de 60 dias para o término de mais um ano, e eu ainda estou aqui, com as mesmas velhas promessas, com as mesmas velhas esperanças.

Como em todos os anos da minha vida.

Como em todos os Outubros que eu deixei para trás.



8 comentários:

  1. Que texto magnifico, envolvente, indiscutivelmente encantador, você pôs em palavras o que eu venho sentindo nos últimos anos, o tempo realmente está correndo, e especificamente Outubro é o mês que me faz cair a ficha de que o ano está acabando. Me apaixonei pelo seu texto, você escreve muito bem, Parabéns!

    Myllena,
    Minhas Pequenas Verdades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, fiquei muito feliz que se identificou Myllena!!
      Obrigada pelos elogios. :') ♥

      Excluir
  2. Que texto lindão! Mas trouxe aquela verdade incontestável que todo mundo se depara quando chega outubro. Adorei!

    naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. me identifiquei bastante com algumas coisas que você escreveu.
    cada ano que chega é um ano que passa mais rápido que o anterior... e 2013 superou, definitivamente! sério, por mais clichê que seja falar isso, parece que foi ontem que eu tava na praia comemorando o ano novo. de repente, tô em outubro, vendo luzinhas de natal começando a dar suas caras pela cidade. tem até árvore de natal num shopping aqui de Santos, acredita?

    isso me angustiava um pouco, mas tô buscando ver de outra forma. a gente fala que perde tempo, mas nem sempre perdemos. o nosso erro é botar a expectativa da vida inteira em um ano... todo ano novo a gente pensa em mudar mil coisas, como se o simples fato de dormir dia 31 de dezembro e acordar dia 1 de janeiro fosse um marco decisivo pra isso.

    vamos tentar mudar as coisas na quarta-feira, no dia 5 de setembro, em dias chuvosos, de madrugada, que seja... não vamos esperar pela segunda-feira, nem pelo 1 de janeiro, nem pelo sol, nem pelo amanhecer. assim não quebraremos tanto a cara como quebramos!

    ainda temos 3 meses pro final do ano e isso é bastante, no final das contas.

    boa semana pra gente!!

    www.pe-dri-nha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai seu comentário! <3333333333
      Me fez refletir tanto que acho que te devo um presente de Natal, haha. Concordo com isso! Precisamos aprender a mudar quando surgem as oportunidades, não esperar que tudo aconteça ~magicamente~ em datas especiais.

      Excluir
  4. Pra ser bem sincera, um dia eu pensei assim.
    Esse tempo interminável que você diz, é quando ainda somos tão adolescentes e tão ansiosos para começar a viver a vida adulta que a gente quer correr sem parar no tempo, dobrar cada semana na esperança de encontra o 18 ali na frente, mas depois disso, tudo passa rápido demais , como se o tempo tivesse conseguido se adaptar a sua correria em alcançar as coisas o mais rápido o possível. Sei bem como é, mas eu acredito que há anos e anos. Eu fiz uma porção de promessas e não cumpri nem metade, mas este ano foi diferentíssimo dos que eu já havia vivido, e continua sendo. Eu sei que já estou beirando os 21 e quando menos perceber será 31, 41, 51 e assim por diante, mas se a gente não se achegar as coisas e parar de dizer "Amanhã eu faço" tudo vai dar certo no tempo exato!
    Aliás, ótimo texto, serve de muita reflexão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro: obrigada <3, e segundo: é complicado crescer. Eu tenho medo de chegar aos 30 e não ter feito nem metade das coisas que planejo, e realmente, se eu não parar com essa história de "amanhã eu faço" o que eu temo pode se tornar minha realidade. :/

      Excluir