Fotografando à toa: o motivo

garota com camera
Dando sequência a nossa série de postagens sobre fotografia, hoje o assunto é o motivo da nossa foto, qual o tema dela, o que eu quero fotografar. Depois de conhecer melhor a sua câmera e aprender o básico sobre ela, o próximo passo é saber o que fotografar.

Mas como assim Jul? Não é só escolher qualquer coisa?

De uma maneira geral, sim, é só escolher o que você quer registrar. Mas por trás dessa escolha existem alguns aspectos a serem observados, coisa que muita gente nem repara ou não dá importância na hora de fotografar, e o resultado fica confuso. Por isso eu separei três perguntas para serem feitas na hora da foto e edição.

1. O que eu quero fotografar?
Essa é a primeira pergunta a se fazer, se eu quero uma foto de um carro, de uma árvore, de um cachorro, de mim mesma, tanto faz, quando alguém olhar para a foto o que eu queria fotografar deve estar lá, em primeiro plano. Mas atenção, o motivo da sua foto não precisa estar obrigatoriamente no centro do enquadramento ou no centro do foco, mas ele tem que ser o centro das atenções, o objeto principal da imagem.

2. O que eu quero transmitir?
Não é novidade que a fotografia pode transmitir muitos sentimentos e impressões, então é fundamental se perguntar qual é esse sentimento que deve ser passado para quem for ver a sua foto. Uma foto que expresse alegria? Uma foto que expresse dor, angústia? Uma foto suave que lembre nossa infância? O cenário, modelo e edição devem ser pensados com calma de acordo com a intenção da foto. Porque conseguir expressar tristeza com uma menina sorridente de vestido florido no balanço do parque em um dia de sol é bem difícil, não é? Mas com uma menina séria, com cores sóbrias e um dia fechado já transmite automaticamente um sentimento diferente. E editar a foto pode ser decisivo para obter o resultado esperado.

3. Quem vai ver a minha foto?
Por último, mas não menos importante, o público da sua foto. É um auto-retrato para o facebook? Uma foto de um animal de estimação para um site pet? Uma foto de uma paisagem para mostrar sua viagem aos parentes? Sempre pense nas pessoas que terão acesso à sua foto e onde você vai postá-la/expô-la. Porque o mesmo público que curte um determinado tema pode abominar outro, da mesma forma que o perfil do facebook não é muito apropriado para postar ensaios sensuais, por exemplo.

Depois de perguntar e responder mentalmente esses três itens, sua foto deve sair como o esperado. Mas lembre-se que a criatividade de quem fotografa é fundamental, e que ás vezes é bom quebrar algumas regras, haha.



13 comentários:

  1. Gente, como assim eu não estava sabendo dessa série!?? Com certeza vou acompanhar tudo agora!! Adorei as dicas, e pra mim que estou tomando uma certa paixão por fotos, essas "aulas" vão fazer toda a diferença!

    Beijos mil ♥ www.uzeabuze.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahha, que bom que gostou da ideia flor! <3
      Fico feliz por saber que vai acompanhar.
      :3

      Excluir
  2. Amei as dicas! Tem gente que ainda acha legal tirar fotos apenas na frente do espelho... que ampliem o modo de percepção e saibam aproveitar cada uma das dicas.

    Beijos, Taty do alertadetendencia.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahasuheaeua, pois é. As dicas são boas pra todo mundo.
      Beijo!

      Excluir
  3. Estou adorando essa série sobre fotografia, então, amei as dicas! Cada dica é preciosa, e cada uma fica guardadinha aqui na minha mente. Lembro de cada uma delas na hora da foto!

    beijos, natália! ♥
    quatorzeoutonos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que booooom que está gostando flor!! Fiquei super feliz com seu comentário. *-*

      Excluir
  4. Concordo com você, acho que ter criatividade é fundamental! Ah, não posso esquecer de falar que as suas fotos são ótimas, adoro!
    Beijos

    http://featglam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. ah sou apaixonada por fotografia <3
    amei a postagem
    e com certeza, criatividade é fundamental para tirar fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. :3
      Exato, é fundamental mesmo.

      Excluir
  6. Juh to adorando esses seus posts sobre fotografia, ainda não parei tra tentar mas gostei muito das dicas.

    ResponderExcluir
  7. Adoro seus posts sobre fotografia <3

    Beijos, Juliana.
    http://bloggirlpop.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas!

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    Gostei muito do post! rs Boa tarde anjinho s2

    ResponderExcluir