Tatuagem: existe idade certa pra isso?

mulher tatuada
Essa terça-feira eu tive a redação da provinha de avaliação que o governo aplica nos alunos da rede estadual. E, diferente dos outros anos, o tema desta vez não foi chato, "tatuagens entre crianças e jovens", e os textos que vieram junto com a proposta me informaram uma coisa que eu não sabia, eles planejam proibir por lei a tatuagem entre menores de 18 anos. Bom, eu guardei o rascunho do meu artigo de opinião pra postar aqui no blog (é curtinho pelo limite de linhas exigido na prova), já que o assunto é bacana e sempre gosto de postar aqui o que eu acho das coisas. E lembrando que sempre respeito opiniões diferentes sobre o assunto.


Com a popularização da Tatuagem, cada vez mais encontramos adolescentes e até crianças buscando um novo desenho para a pele. A tattoo exige a autorização dos pais, e claro, maturidade suficiente para encarar algo que, na maioria das vezes, é definitivo. Mas a questão é: existe idade certa para amadurecer?
A tatuagem é vista como algo não recomendável para crianças e adolescentes, e de fato não é, mas proibir por lei também não é o caminho certo para controlar o problema. A tatuagem é uma forma de expressão usada por muitos jovens e privá-los disso é como calar um grito de socorro.
A idade não vai definir se uma pessoa está pronta ou não para uma tatuagem, mas sim outros fatores, como a forma como ela pensa, a maneira como foi criada e os seus ideais para o futuro, já que alguns empregos ainda discriminam tatuagens, e muitos jovens já atingem esse amadurecimento com 13 ou 14 anos, embora outros precisem de mais.
Por isso é preciso ter cuidado e acompanhar a escolha da criança ou adolescente desde o início, procurando um profissional, um psicólogo por exemplo, para instruir melhor e evitar precipitações, avaliando se realmente é uma decisão sensata e madura, e, o mais importante, que não trará problemas ou arrependimentos futuros.


tatuagem de pena na costela

E claro que eu não poderia deixar de acrescentar algumas coisinhas aqui, falando assim de jovem pra jovem, haha. Eu realmente acho que a tatuagem na adolescência é algo muito arriscado, porque muita gente ainda está formando opiniões nessa fase e pode acabar escolhendo um desenho que daqui uns anos não signifique mais nada, não tenha mais um valor pessoal. Eu aconselho escolher bem a tattoo, pedir para os pais (óbvio), e esperar uns meses para ter certeza absoluta de que é realmente aquilo que quer, aí então é só ir num estúdio bacana e fazer a tatuagem sem medo.
Sou contra a proibição por lei, mas sempre vou recomendar isso que citei acima, tomar cuidado com as escolhas nessa fase da vida é fundamental, e digo pra qualquer escolha, não só tatuagem. O amadurecimento tem que ser pessoal, cada um tem que saber avaliar o que é certo para si, e claro, arcar com as consequências que aparecerem.

E aí, o que pensam sobre tatuagem entre jovens? Deve ser algo proibido por lei? Tem ou pretende ter uma tattoo antes dos 18 anos? Comente aqui, adoro ver novos pontos de vista.



50 comentários:

  1. Penso que esse é mesmo um assunto que deve ser tratado com a seriedade que merece, mas não acho que a proibição seria um bom caminho, mesmo porque a pessoa menor de 18 anos precisa da autorização dos pais para fazer a tatuagem, e se o tatuador não exige isso, ele já está infringindo a lei.
    E, como você disse muito bem, não é questão de idade, mas de maturidade, e isso não depende de se ter menos ou mais de 18 anos. Conheço pessoas que fizeram tatuagem antes dos 18 e nunca se arrependeram, bem como conheço gente que só esperou completar 18 para não ter que pedir aos pais, e logo se arrependeu.
    Eu demorei muito para fazer a minha primeira tatuagem, e só fiz quando tinha certeza do que queria, pra não me arrepender depois.

    bj

    http://modernices.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo COMPLETAMENTE com você, pensamos da mesma forma, isso é ótimo!

      Beijos.

      Excluir
  2. Acho que não deveria ser proibido sabe? Mas uma coisa é certa, é bem arriscado porquê nunca se sabe o que nos aguarda no futuro né? Dependendo da tatuagem nem emprego bom consegue! obs: adorei seu artigo de opinião <3 http://rainhadasimpatia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É algo arriscado mesmo. Mas quanto ao emprego, o mundo cada vez se torna menos preconceituoso... Acho que em um futuro próximo não terá mais problemas a tatuagem em empregos como banco e blablablá.

      Excluir
  3. Muito bom o post, Jul. Também não acho bacana a proibição. Acho que a decisão deve partir do adolescente e dos seus pais. Acho muito perigoso quando o Estado interfere nas escolhas pessoais dos indivíduos. Proibir nunca é uma boa solução. Mas claro, tomar cuidado, escolher bons profissionais e pensar bastante é muito importante.

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, o Estado intervir em opiniões e escolhas pessoais é o fim!!!

      Beijo flor.

      Excluir
  4. Oi flor!
    Também acho que a lei não é o caminho para a questão de tatuagem em menores de idade, mas sou completamente a favor da necessidade da autorização dos pais.
    Dificilmente os interesses da adolescência vão permanecer imutáveis ao longo da vida. E alguns tipos de tatuagem podem prejudicar oportunidades de emprego no futuro, por exemplo.
    Gostei do tema. Polêmico, mas a discussão é super válida ;)

    Bjxx
    1º Sorteio do Blog Makes da Mi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, sem a permissão autenticada dos pais é realmente impossível. Concordo com você, deve ser algo muito pensado antes, porque os interesses e vontades mudam e a tatuagem geralmente é para sempre.
      Beijo Mi!

      Excluir
  5. Flor, bem, eu sou a favor da lei, pois, com a lei apenas menores acompanhados e autorizados pelos pais podem tatuar, aí eles sabem se os pais são a favor ou contra. Agora, imagina sem a lei, qualquer criança/adolescente na hora que bem resolver vai lá e faz uma tatuagem se falar pros pais pois eles não permitiriam e depois chega em casa com a tatuagem e já era, pois não é tipo um piercing, que você tira e o buraco fecha com o tempo.
    Ainda mais que nessa fase os adolescentes fazem as coisas por impulso, e depois dos 18 eles já responsabilizam pelos próprios atos.
    tatuagem é uma coisa para se pensar bem, eu nem tenho em mente fazer, pois acho que é um pecado muito grande contra Deus, essa é a minha opinião.
    Mas vai de cada um, e tem que pensar que é uma coisa que você vai levar para a vida inteira, e quando ficar velho a pele vai ficar horrorosa, e dependendo da tatuagem e o local onde for feita impeça até de arrumar emprego.
    OBS.: Minha opinião.

    With love and care...
    Kisses <3
    Meu jardim Secreto (ou clique no perfil)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lei discutida no texto é a proibição TOTAL da tatuagem para menores de idade. Ter a autorização autenticada pelos pais já é lei, então não tem o que contestar ou opinar, o estúdio que realiza tatuagem em menores sofre consequências graves. Eu sou a favor da autorização obrigatória dos pais mas contra a proibição da tatuagem para menores.
      Bom, questões religiosas são opiniões muito pessoais de cada indivíduo e não devem entrar em artigos de opinião.
      Sobre a pele ficar horrorosa, isso é inevitável, com ou sem tatuagem, porque fazemos coisas que agridem nossa pele todos os dias, como usar maquiagem, tomar sol, contato com produtos fortes de limpeza e etc. Quando a pessoa ficar velha a tatuagem vai ser um rabisco a mais em um corpo rabiscado por rugas...

      Beeeeijo!

      Excluir
  6. Hellow, fia! Assim esse tema de redação é bem reflexivo, tatuagem vai além de uma figura estampada na pele, eu sou super á favor até, um ponto. Acho que certas atitudes que tomamos é necessário ter maturidade, de uma certa forma nos adolescente ou, até mesmo adultos somos tomados por inseguranças,tendências, e pela mídia. Então são vários fatores que nos influencia. Inclusive a mídia mostra tanto, que para ser popular tem que ter algo de diferente, mas não no comportamento. E sim na aparência! E isso meio que acaba influenciando. Eu tenho um piercing no nariz a mais ou menos 1 ano, e nunca me arrependi por isso! Fui sensato na minha atitude, já que é o meu corpo que está em jogo. Xero, fia. Hellow, fia! Acho que vale super a pena investir em um acessório divo, mesmo ele custando os olhos da cara kkk :3 amei o terceiro, ai se meu $$$ desse!!!
    Xero
    http://pireidevez.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, algumas vezes o adolescente é influenciado pela mídia, por isso é necessário ter maturidade e selecionar o que é só vontade e o que é realmente um grande desejo!
      Beijos!

      Excluir
  7. Acho que deve ter idade certa sim, e se for fazer muito nova só se for com supervisão dos pais.
    Fiz uma tatoo com 12 anos, escondida. Até hoje minha mãe não sabe dela e me arrependo amargamente de tê-la feito.
    Já com 19 fiz uma nas costas que não houve problema algum.
    É questão de maturidade.
    Bjus...

    testandocompaixao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tatuagem já é proibida sem a autorização autenticada dos pais. Se você fez com 12 anos sem eles saberem/autorizarem o estúdio é de má índole ou essa lei ainda não existia... :/

      Excluir
  8. Bem, na verdade eu sou contra tatuagens em geral. Minha opinião. Sei que muitos tatuam para marcar algum momento ou algo da vida. Mas sou contra. Meio que o ser humano anda em constante mutação, a probabilidade de ele mudar de gosto ou ideia e passar a odiar uma tatuagem que fez há uns anos atrás é muito grande. Principalmente quando se trata de adolescentes que mudam de opinião muito rápido e estão em busca de personalidade.
    Por isso acho que vai da consciência de cada um, pra mim, sou contra.
    mas gostei do seu ponto de vista abordado, você escreve muito bem. :D
    Beijos
    http://oicarolina.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da forma que você expressa sua opinião, é contra tatuagens e ponto. Justificou e expressou tudo corretamente sem se contradizer ou deixar incertezas, parabéns!

      Excluir
  9. Já vi várias pessoas que fizeram tatuagem quando eram menores de idade que depois se arrependeram.
    Mas vai de cada um, se acham que não irão se arrepender depois né, acho que precisa ter maturidade.
    Beijos

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi pessoas menores de dezoito e maiores de trinta que já se arrependeram. Como eu disse no texto, é questão apenas de maturidade. Se a pessoa não tem consciência ao escolher o desenho em qualquer idade corre o risco de se arrepender.

      Excluir
  10. oi querida,
    muito interessante o post. Acho que a tatuagem é uma coisa extremamente pessoal, e quanto a crianças e adolescentes, cabe a orientação dos pais ou responsáveis, e não tem nada a ver o governo proibir :S
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é coisa pessoal! Concordo completamente com você.

      Excluir
  11. Acho que não existe idade certa, isso vai de pessoa pra pessoa. O que a gente tem que pensa é que é algo pra vida inteira! Sou louca pra fazer uma, mas sou mega indecisa. Já tive um piercing mas enjoei e tirei. Acho que essas coisas definitivas o ideal é fazer quando já estivermos com a nossa vida ganha, um emprego fixo, a vida toda encaminhada, aí sim, somos definitivamente donos dos nossos próprios narizes e não devemos nada a ninguém. Nossa personalidade já está 100% formada e a probabilidade de arrependimentos, por tatuarmos algo quando muito jovens, é bem menor. Adorei a polêmica e seu blog é uma graça! Beijocas flor!

    http://certascoisas.com/

    https://www.facebook.com/certascoisasblog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu pensamento tem uma base muito correta, curti! É muito melhor esperar mesmo, recomendo a todos ter 100% de certeza antes de fazer uma tatoo.
      Obrigada! :3

      Bjs.

      Excluir
  12. Oiii, flor!!!
    Ótimo post esse seu. Sou muito fã de tatuagem, rs..
    Tenho 3 e quero fazer mais.

    Fiquei feliz em saber que voltou =)
    Beejos beejos
    www.jackysimionato.com

    ResponderExcluir
  13. olá, lindo blog, e adorei seu post de hj.
    Posso falar com propriedade, tenho 34 anos e muitas tatuagens e digo com certeza...se eu tivesse feito uma tatuagem com 16 teria me arrependido até o último fio de cabelo, pq o desenho era ho-rrí-vel!!!Adolescente não tem formação para definir o que quer para a vida inteira....enfim, ótimo post!!! :P
    beijos do chá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que generalizar todos os adolescentes é errado. Existem muitos que tem noção do que querer para a vida toda, tanto é que escolhemos nossa faculdade e futura profissão ainda adolescentes.
      Na verdade, cada caso é um caso, e mantenho minha opinião de que a proibição por lei não é o caminho.
      Beeeijo!

      Excluir
  14. Oi!
    Conheci seu Blog pela Zombie no Projet 8on8, que também estou participando.Adorei o Blog e estou seguindo!
    E quanto ao assunto desse post, eu acho muito precipitado fazer tatuagem muito novo, tenho varias amigas que tem tatuagens, mas as nem todas são maduras e algumas das tatuagens nem sempre são tão simples kkk Meus pais só deixam eu e meus irmãos com 18 anos, para podermos pensar e ter certeza até lá, vou fazer a minha em Novembro desse ano, mas continuo pensando muito até lá. Minha irmã mais velha, agora com 28, no aniversário dela, foi os quatro simbolos do Led Zeppelin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho certo esperar pra ter certeza mesmo, você está tendo uma atitude corretíssima. :3
      Awn sério? Adoro Led Zeppelin! *O* Deve ter ficado lindo.

      Excluir
  15. Tem tatoos que são bonitas, mas tem outras que putz... são terríveis!
    Feliz dia da Mulher!
    BJS
    ByHoradoBlush

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que é preciso pensar muito antes de fazer uma tatuagem, pq tem que ter algum significado importante pra não se arrepender depois ou enjoar.
    Bjos
    www.deliriofashionista.com

    ResponderExcluir
  17. Acho que a pessoa tem que ter certeza, é uma coisa para sempre
    Eu que estou com 21, até hoje não sei
    Vai da cabeça de cada um
    Mas concordo que tem que ser com mais de 18

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vai da cabeça de cada um, então não tem que ser imposto só pra maiores de 18. (?) kkkkkkk
      Beijo!

      Excluir
  18. Espero que esteja tudo melhor agora, e some mais não.
    Tatuagem na juventude é uma coisa muito polemica. Eu morria de vontade de fazer meus pais não deixaram hoje tenho 18 anos e não tenho a minima vontade de fazer, então eu acho que o melhor é esperar e ver se realmente é isso que queremos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, esperar para ver se tem certeza é a melhor escolha nesses casos.

      Excluir
  19. Adoreeeeeei o tema! Concordo com você, acho que proibir não é o jeito certo de lidar com o assunto. Tanta coisa é proibida por lei e as pessoas continuam fazendo né? Mas sobre as tatuagens acho correto a necessidade da autorização dos pais, e pelo amor de Deus, pensem 100 vezes antes de fazer uma porque é para sempre!
    Beijos :*
    http://featglam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Autorização dos pais é definitivamente indispensável! E pensar mil vezes também, haha.
      Beeeijos.

      Excluir
  20. Acho isso mutio pessoal, eu não faria e pronto, cada um com sua opinião, beijoos

    ABOUTBRENDALIMA

    ResponderExcluir
  21. que artigo mais vazio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário foi mais vazio ainda.


      Por favor, eu gosto de receber críticas, se você puder elaborar seu comentário e me dizer por que achou o artigo vazio, ou o que, na sua opinião, faltou no texto, eu agradeceria.
      Levando em consideração o limite de 30 linhas do artigo, claro.

      Excluir
  22. Acho que o estado não deve proíbir, mas sim conscientizar e o proíbir ou liberar deve ser uma decisão dos pais.

    Eu por exemplo, tenho 17 anos e já tenho opinião formada sobre muitas coisas, uma delas é sobre a tatuagem que tenho vontade de fazer, mas hj esta se tornando tão banal que a minha vontade de fazer diminui dia-a-dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a tatuagem vem sendo banalizada cada vez mais...

      Excluir
  23. e verdade a tatuahem e uma coisa que qualquer pessoa pode fazer hoje em dia

    ResponderExcluir
  24. Bom acho que é legal ter uma tatuagem mais para alguns,tatuagem é sinal de rebeldia. Pra mim vai depender do desenho o que não precisaria ser tão exagerado. e depende do pensamento de cada um dos jovens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do pensamento de cada um mesmo, por isso eu acho que o Estado não deve interferir nessas decisões.

      Excluir
  25. Achei muito bom o seu artigo! Usei-o em um trabalho para a escola. :D

    ResponderExcluir
  26. Bom eu tenho uma tatoo sou de menor ainda fiz ela ja faz dois anos hj tenho 16 nossa eu acho que nao deve proibir mais so que ah pessoa que for fazer ter cabeça o suficiente para fazer e ter ah mente que a tatoo vai durar o resto da sua vida que so tem como tirar ela por sessao e que essas sessoes acabao sendo muito caras eu tinha ate pensado em fazer uma nova tatoo esses dias para traz mais so que ela era muito grande minha mamae nao deixo =( e outra depois perdi o interece pois vi que todos tinham igual e minhas amgs falavao que ia doer muito ai choquei nem fiz hishishis'
    ah Juh achei sei blog muito legal viu é bom para que os jovens vejam e pense bem as coisas que fazem hishsi'
    ah e seu artigo me ajudou para um trabalho de escola muito obg =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o primeiro de tudo é a maturidade mesmo! :D
      Obrigaaaada!! *-*

      Excluir
  27. não acho que a proibição é a melhor solução.Acredito que se for bem pensado não tem problema nenhum um adolescente fazer tatuagem,desde que seja certo de que não haverá um arrependimento futuro.Mais muitas pessoa acham que é um forma de se tornarem mais "populares".Eu tenho 16 anos e desejo muito fazer uma tatuagem mais sei que não é o momento certo,meu pai e minha mãe fizeram tatuagens na adolescência e ambos se arrependeram e pra mim isso serve como um exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se tem casos de arrependimento tão próximos de você não tem como evitar ter isso como um exemplo, né? Mas talvez eles tenham se arrependido por não terem maturidade suficiente na época e essa situação pode ser diferente com você.
      Se você quer fazer uma tatoo pense muito antes, que é bem provável que você não se arrependa como seus pais. :3

      Excluir