Fotografando à toa: Os conceitos básicos



Depois do post sobre as câmeras, hoje o foco é a parte chata da fotografia. Bom, eu não vejo como "parte chata", mas pra muitas pessoas nomes como: ISO, abertura, exposição, diafragma, distancia focal... podem parecer um bicho de sete cabeças.
A melhor maneira de entender tudo isso é ler > estudar > praticar. Então vai a minha dica inicial, logo depois que ler esse post, se tiver sua câmera disponível, experimente e pratique tudo que aprendeu de novo (se aprender alguma coisa).

Basicamente falando, você não é obrigado a entender sobre esses assuntos para sair por aí fotografando, veja o exemplo daquela tia que fica tirando fotos nas festas de família, provavelmente ela não sabe nada do que se passa por trás de uma foto, mas ainda assim fotografa. Deu pra entender?
Só que, querendo ou não, para quem quer aprender mais sobre fotografia e melhorar sempre, é inevitável pelo menos tentar entender um pouquinho da parte técnica do negócio.

câmera configurações foto

No geral, você deve ter em mente os seguintes conceitos:
1. Exposição
2. Abertura do diafragma
3. Velocidade
4. ISO
5. Balanço de branco
6. Foco e profundidade de campo
7. Distância focal

E para colocar em prática você precisa de uma câmera que te de um controle maior sobre essas funções, ou seja, uma câmera que tenha o modo manual (M).

Para aprender sobre cada item que eu citei, de uma forma didática, simples e rápida, vou indicar para vocês uma apostila online escrita pela Claudia Regina, que foi onde eu mesma comecei a aprender mais sobre esses assuntos.
A apostila é dividida em apenas sete capítulos, correspondentes aos sete conceitos que eu citei acima, é bem ilustrada com exemplos e realmente vai te fazer entender tudo que precisa.

LEIA A APOSTILA AQUI



15 comentários:

  1. Que super post!
    Amo fotografia!
    Vou ler todas as dicas!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vou conferir!! Sou super desinformada à respeito disso ):

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, super uteis.
    Só falta a camera pr amiM!

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post. Ando tendo uns problemas com minha câmera nova. Vou estudar bem essa apostila. :) Beijos

    http://libertywalks2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esta oração me devolveu meu amor!!! (JT) Fazer amor, Fazer amor, Fazer amor, Fazer amor, Fazer amor, Fazer amor,Fazer amor, Reconciliação, Reconciliação, Reconciliação, Reconciliação, Reconciliação, Reconciliação, Reconciliação, Nossa senhora do desterro desenterre o (JT) de onde estiver ou com quem estiver e faça que ele me abrace ainda hoje, apaixonado e arrependido, desenterre tudo que o esta impedindo que o (JT) venha para mim, afaste todos amigos (JT), ex rolos, que ele não tenha pensamentos para mais ninguém e outras coisas e amigas e amigos e sim para mim, pense em mim, me telefone e me ame. Confio no seu poder e sei que serei atendida. Amém! Nossa senhora do desterro, desenterre o (JT)de onde estiver ou com quem estiver e faça que ele me LIGUE ainda hoje, ME ABRACE APAIXONADO ARREPENDIDO desenterre tudo que esta impedindo que o (JT) venha para mim, afaste todos amigos e pessoas que não deseje nossa felicidade, que ele não tenha pensamentos para outras coisas e mulheres que (ele não tenha nem pensamentos para se DIVERTIR)e somente para mim, pense em mim, me abrace e me ame loucamente como nunca amou ninguém, faça ele demonstra a todos o amor que ele sente por mim e me assumir de uma vez por todas, o mais rápido possível. Confio no seu poder e sei que serei atendida. Amarra homem, amarra homem, amarra homem (JT ) te prendo, te amarro, tua alma, teu espírito e teu corpo, as forças te trarão chorando aos meus pés, tu não hás de comer, tu não hás de falar com outra mulher ou homem enquanto não me procurares para pedir o meu amor, e pedir reconciliação no nosso RELACIONAMENTO AMOROSO ME AMANDO MUITO E MUITO APAIXONADO.Te prendo (JT) com toda força, amarrado a mim, dominado por mim, nenhuma outra mulher te interessará, tu terás pensamentos constantes só em mim,!
    meu amor por ti será tudo. Socorro Salve Rainha do Cruzeiro, traga o (JT)de volta imediatamente, que o (JT), me abrace, me ligue, me procure, me ame loucamente, não tenha vontade de fazer mais nada enquanto não me abraçar, me procurar e queira me Amar e estar comigo sempre, que o (JT) sinta saudades de mim Como eu estou sentindo dele neste momento. Prometo publicar esta oração sete vezes e sete dias seguidos, todos os dias, pois sei minha Salve Rainha do Cruzeiro que sua bondade é grande. Amém

    ResponderExcluir
  6. Comecei a me interessar por tudo isso Jul.. vou ler.. adoro seu blog beijooos

    ResponderExcluir
  7. Boas dicas, um post explicado mais de fotografia é muito importante para boas fotos, arrasou no post, bjuus

    ResponderExcluir
  8. A minha camera é uma compacta, não tem muitas funções, no máximo exposição e só, nem foco automático a bixa tem.

    Beijão, Larissa!
    opstendenciablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei tenho muito a aprender.

    Não os de balaios não mancham e custam R$1,00..kkkkk
    Passando para desejar
    Ótima 5ª feira !!
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  10. tenho muuuito o que aprender, OMG! vou mostrar esse post para minha amiga, ela ama fotografia!

    http://conectadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre ahdv de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que ahdv venha para MIM, afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele ahdv não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes. Só mesmo esta simpatia, quero compartilhar com você a minha alegria e mostrar que se para mim deu certo para você também dará basta copiar e colar por três vezes em forum diferentes esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ain!
    da esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará e a sua vida não será


    ResponderExcluir
  12. Juliana!

    A foto da câmera que está ilustrando o seu post foi tirada por Melina de Souza e foi postada originalmente no blog dela num post sobre fotografia nesse link aqui: http://melinasouza.com/2012/09/24/conceitos-basicos-de-fotografia/

    Não sei onde você encontrou a foto, o trabalho dela é lindo e acaba circulando sem créditos. Quando encontramos alguma perdida ou nos avisam, como foi o caso dessa postagem, costumamos avisar e pedir que concedam os créditos à ela, nada mais justo, não é mesmo?!

    Agradeço desde já e fico aguardando. Obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Encontrei a imagem no weheartit.com, que é o site onde costumo pegar fotos para ilustrar meus posts... e como eu sempre faço, pesquisei a imagem no google para ver a quem pertencia, e claro, apareceu lá o blog da Melina.
      Não sei se você reparou, mas eu sempre coloco a fonte das imagens, e não deixei de fazer isso nesse post. A primeira foto eu não encontrei a quem pertencia, então deixei o link do weheartit. A segunda, que é da Melina, está com o link do site dela. Se preferir eu posso trocar esse link e colocar o que você comentou, me avise se esse for o caso. :D
      Como eu também produzo muito conteúdo próprio no meu blog eu sei como é quando encontramos nossas fotos por aí como se fossem de qualquer pessoa, por isso eu não costumo colocar os créditos das imagens com letrinhas miúdas no fim do post sabe... eu coloco no html, no título da própria imagem, ou seja, passe o mouse sobre ela que o crédito aparece lá, lindo e bem visível.
      Espero ter esclarecido o mal entendido. Preste mais atenção da próxima vez flor.

      Beijo.

      Excluir
  13. Obrigada ! Bom texto e dica sobre fotografia ..estou fazendo o curso e quero me atualizar mais obrigada, sucesso e vitoria ha vc ..bjus!!!

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pela dica amei viu....e eu estou fazendo curso de fotografia ,e quero me aprender mais ainda ...abraço e sucesso .!!!

    ResponderExcluir