Fotografando à toa: A câmera

Hoje eu dou início a uma série de postagens especiais sobre fotografia. Algo que já me pediram várias e várias vezes pra falar no blog e nunca escrevi por preguiça mesmo, e por achar que não sou boa o suficiente. Enfim, como o assunto é muito extenso, vou dividir em temas e começo falando do objeto fundamental na fotografia: a câmera.
câmera nikon
Antes de qualquer coisa quero quebrar aquele mito que as pessoas tem de que, para se tirar uma boa foto, é preciso ter uma câmera cara, ou profissional, ou semi, ou blablabla. Não, não é preciso. Mas é claro que uma câmera comum de celular nunca vai atingir a qualidade de uma máquina fotográfica, simplesmente porque o celular não foi feito especialmente para tirar fotos, como no caso das máquinas fotográficas. Mas também levando em consideração que alguns celulares surpreendem com suas câmeras, como o IPhone por exemplo.
Mas, deixando de lado os celulares e focando nas câmeras, qual a diferença entre uma compacta, uma semi-profissional e uma profissional? Qual é recomendada para você e suas necessidades?

Compactas

As compactas são as câmeras mais comuns, que com certeza você já teve/tem ou conhece alguém que tenha. São pequenas, fáceis de serem transportadas e costumam ser baratas. Mas calma que o preço pode variar, existem câmeras compactas no mercado com preço de semi-profissional. As câmeras compactas foram feitas pra quem deseja apenas apontar e disparar, por isso é usado o nome point-and-shoot para elas. São automáticas, leves, pena que o flash não agrade muito e dão pouca liberdade para quem fotografa. Geralmente os vendedores dessas câmeras enfatizam duas coisas: a quantidade de megapixels e o zoom, para realmente chamar a atenção das pessoas que não tem muito conhecimento sobre fotografia e acreditam de que megapixel é medidor de qualidade e não, não é. Mas o assunto megapixel é pra outro post.
Recomendo as compactas para quem não tem muita experiência com fotografia e pretende tirar fotos de momentos caseiros, guardar lembranças, postar fotos em redes sociais e etc. E são ótimas para viagens e passeios, por caberem sempre no bolso.

Semi-profissionais

Conhecidas como "bridge", que quer dizer "ponte", porque são justamente isso, uma ponte entre as compactas e as profissionais. São as câmeras mais comuns entre fotógrafos amadores e possibilitam um controle bem maior do que no caso das compactas automáticas, mas ainda menor que no caso das profissionais. O zoom dessas câmeras costuma ser alto, a lente é muito maior que a das compactas mas não pode ser trocada, não possuem lentes intercambiáveis. Mas alguns modelos bridge possuem adaptadores especiais para a lentes, quase como uma lente nova, que é o caso da minha câmera. O flash geralmente é no modelo pop-up e também existem alguns adaptadores ou dicas caseiras para melhorá-lo.
Com uma semi-profissional você consegue controlar abertura, ISO, exposição, conseguir (com um pouquinho de dificuldade) aquele efeito bem desfocado, o bokeh, e várias outras coisas. Mas essas câmeras não são baratas, a maioria delas tem preço menor que as profissionais, mas ainda assim não é barato. Uma semi-profissional razoável sai na faixa de 1000-1200 reais.
Recomendo as semi-profissionais pra quem gosta muito de fotografar, tem muita ou pouca noção sobre os conceitos básicos da fotografia e gosta de explorar as funções de uma câmera. Também recomendo para aquele fotógrafo amador avançado que não tem muita grana pra comprar uma profissional.

Profissionais

Também conhecidas por DSLR ou reflex.
Essas câmeras são utilizadas pelos fotógrafos profissionais ou por amadores que tem dinheiro sobrando (haha), porque são relativamente caras. Trocam as lentes, satisfazendo todas as necessidades do fotógrafo, são mais pesadas e maiores que as anteriormente citadas, exigindo maior firmeza das mãos. O flash é ótimo e existem diversos kits disponíveis para comprar, assim como controles remotos, e outros acessórios que deixam a câmera profissional ainda mais incrível. Esse conjunto de câmera DSLR + equipamentos necessários é o que encontramos junto aos fotógrafos de hoje em dia.
Recomendo pra quem conhece a fotografia, pra quem já tem experiência ou pra quem pretende estudar mais isso e tem uma graninha sobrando.




Existem outros tipos de câmera, além dessas citadas no post? Óbvio que sim! Existem as analógicas, as polaroids, as câmeras "indestrutíveis" usadas em esportes radicais, filmadoras e blablablá. Diversas opções pra você escolher a ideal para suas necessidades. O bacana é consultar um profissional e explicar para ele o motivo pelo qual você quer uma câmera nova, ele pode te dar dicas e te guiar para o caminho certo.

Se eu não tenho muito dinheiro, não posso comprar uma câmera boa? Isso é mito. Hoje em dia existem câmeras boas de todos os preços. Óbvio que aquela profissional de 8 mil reais vai ser bem melhor que uma compacta de 300 reais, mas isso não quer dizer que essa última seja ruim. E nem o preço vai definir a qualidade, porque existem alguns modelos específicos que o barato sai melhor que o caro. Mas cada caso é um caso, lembre-se sempre disso. Veja quanto você pode gastar e procure alguma câmera naquela faixa de preço.

Onde eu posso comprar minha câmera? Recomendo as grandes lojas, como Ponto Frio, Casas Bahia, Americanas, Magazine Luiza e etc se você for comprar uma compacta. Para as semi-profissionais e profissionais recomendo pesquisar bastante na internet porque sai mais barato. Na época que eu comprei a minha o mesmo modelo tinha uma diferença de quase mil reais entre o produto na internet e o produto no shopping, dá pra acreditar? E não se engane pensando que comprar na internet é roubada, o lance é saber avaliar se o site/vendedor é confiável e sempre desconfiar de tudo que for "bom demais pra ser verdade".

Qual a sua câmera? Onde você comprou? Quanto pagou? Comprei minha câmera atual no meio de 2011, é uma Nikon P500 e comprei no Mercado Livre. Não lembro de qual vendedor, sinto muito, mas é só pesquisar por lá. Na época paguei por volta de 1250-1300 reais, isso contando o frete, os juros das parcelas e a tarifa do Mercado Pago (que é um sistema ultra seguro para comprar no Mercado Livre). Em uma loja de câmeras do shopping, na época, ela custava R$1999,90 e definitivamente foi muito melhor comprar na internet nesse caso. Se quiser saber mais sobre uma câmera, aconselho a pesquisar no youtube o nome do modelo, por exemplo a Nikon P500. Aparecem várias resenhas e testes legais.

Já tenho uma câmera, como usar melhor e aproveitar melhor os recursos dela? Aprendendo mais sobre, e sempre pesquisando! Converse com outras pessoas que tenham a mesma câmera que você. E continue lendo essa série de postagens aqui do blog, vou respondendo melhor essa pergunta ao longo das postagens porque realmente, fotografia é um assunto extenso.

→ Bom gente, é isso! Desculpem por escrever demais, o post deu muito trabalho mas eu tentei resumir MESMO o assunto câmera e responder algumas dúvidas. Como sempre, qualquer coisa é só comentar aqui e claro, estou sempre disponível para ajudar.



51 comentários:

  1. Amei esse post, eu amo fotografia. Tenho uma Nikon D5100 e amo ela, é a minha verdadeira paixão. Adorei as suas dicas e os seus conhecimentos.

    http://www.biancasales.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Amo fotografar, e to juntando grana pra comprar uma profissional, acredito que ela será ótima para o que pretendo fazer (:

    Beijos.

    http://lovelyimperfection.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tento juntar dinheiro pra uma câmera nova faz séculos ahsuehaseuhas. #trágico

      Excluir
  3. Qual é melhor, Cannon ou Nikon?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo faz essa pergunta, pretendo fazer um post falando sobre isso mais pra frente, continue acompanhando a categoria aqui no blog. :D

      Excluir
  4. Parabéns pelo post, vou aguardar os próximos,fotografia é uma assunto que amo.
    E que nada flor, não se preocupe e e nem precisa se desculpar, por ter dado um tempo, isso faz parte da vida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Vou ganhar a minha esse ano. Uma canon T3i
    Beijos;*
    Visita?
    blog-brigadeirando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha uma câmera dessas simples, comuns, mas era uma porcaria, até as fotos de celular ou de web cam ficavam melhores kk Agora to louca pra comprar uma câmera, já que aquela de tão porcaria que era estragou-se, mas quero investir numa semi profissional. Adorei o post, ótimo mesmo!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que câmera era essa? kkkkkkkkk. Que tenso!
      Ah, que bom que gostou do post. :3

      Excluir
  7. Adorei o post, de verdade. Sempre quis uma câmera melhor, por quê era compacta. Venho pedindo minha mãe desde ano retrasado e só agora ganhei de aniversário uma P510. Ela é maravilhosa, as fotos ficam ótimas e não me arrependi de comprar. Como amo fotografia, para mim foi uma boa!

    shelikesrockn-roll.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por você poxa! A P510 é o modelo sucessor da que eu tenho. :D

      Excluir
  8. Ótimo post! Adoraria ter mais capital para investir em câmeras, adoro fotografar ♥
    Beijos
    http://featglam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guarde um pouquinho por mês, flor, vale a pena o investimento!

      Excluir
  9. Adorei esse post, muito bem escrito. Tenho um traúma quando falo em câmeras ou quando alguém fala. Minha primeira câmera sumiu aqui de casa não sei como e a segunda roubaram de mim, levei ela para um show e na saída me assaltaram, ô vida. Hoje estou sem câmera no momento, tiro minhas fotos para postar no blog com a câmera do meu celular que por sinal é muito boa. Pretendo comprar uma câmera melhor agora, uma mais profissional, mas isso requer muita grana, então tenho que juntar alguns dindins rsrsrs.
    Obrigada pela visitinha em meu blog, vai sempre me ver por aqui viu? Beijão flor! http://blogdaelinecarla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que tenso sua história com as câmeras! Ia ser muito triste se roubassem a minha...
      Beijo!

      Excluir
  10. Nossa, muito boa sua ideia de post. Muito melhor organizar assim mesmo, do que responder várias vezes a mesma pergunta. Vai sair uma série muito legal hein. Vai ajudar bastante gente, com certeza.
    Beijos Ju :*

    Anamour :}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor mesmo né? Ai, tomara que ajude! *-*
      Beijo.

      Excluir
  11. meu próximo sonho de consumo a ser realizado , uma semi profissional
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Adoreeeeeeeeei, parabéns!
    Eu comprei uma Nikon semi profissional que tinha na promoção "Só amanhã" no magazine luiza, só por R$550,00 e o preço dela atual é Mil reais! Não é o máximo? Sem falar que ela é ÓTIMA! Hahahhaha
    Beijos <3
    http://hellomodaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Amei o post. Achei super completo.
    Morro de vontade de aprender a fotografar! :)
    Estou feliz que esteja de volta linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Continue acompanhando a série de posts aqui no blog então, certeza que vai aprender bastante coisa. :3

      Excluir
  14. Eu sempre digo, não é a câmera que faz o fotógrafo, é o fotógrafo que faz a câmera. Adoro tirar fotos, especialmente de paisagens. A minha é a SL605 da Sansung, ela é boa, e consigo tirar fotos bem boas com ela. Mas confesso que estou pensando em deixar minhas fotos mais profissionais e creio que em breve vou adquirir uma Nikon ou Canon ♥ Beijos

    facamake.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, nunca vai adiantar ter uma câmera profissional foda se o fotógrafo não tiver a "essência", haha.
      Ah que bom! Boa sorte na escolha da nova câmera.

      Beijos flor!

      Excluir
  15. Eu tô querendo um brinquedinho novo, sabe?!?!?

    Mas, como ainda tô sem grana, é melhor ouvir e ler quem já viveu a experiência e já tem uma máquina mehor.
    Ainda uso bem minha compacta, que você descreveu bem no post, mas quero ao menos uma semi-pro!

    Adorei o post!

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post! Espero que ajude na hora da compra... :3

      Excluir
  16. Adorei suas dicas!
    Estava pensando em comprar uma câmera, me ajudou muito!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastante das dicas
    E estou precisando mesmo comprar uma camera

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ameeeeeei suas dicas eu preciso mesmo de uma câmera dessas!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Estou louca por uma semi profissional, meu sonho!! :D

    pauladisse.tk
    @pauladisse

    ResponderExcluir
  20. eu tenho uma compacta,mas geral sempre sonha com uma profissional né? ha


    http://conectadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. As dúvidas que eu tinha foram tiradas!! Muito bem informativo o post! Ah, tem uma tag para você responder lá o meu blog!
    http://bemparameninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Ajudou bastante,estou querendo comprar uma maquina nova :)
    beijos


    www.izabellagrimaldi.com

    ResponderExcluir
  23. Amei o post, o blog tá lindo!
    Beijinhos <3

    http://www.doce-apego.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. muito boa a postagem !! Adorei as dicas !!

    ResponderExcluir
  25. Seu blog caiu do céu! Estou atrás de "comparações" para escolher uma câmera! Já estou te seguindo, seu blog é fofo ♥

    Fiz uma encomenda da OCEANIC, dá uma olhadinha..
    Blog Morena Flor

    Assina alguma box ou bag, passa aqui:
    Bag Glam

    Beijos
    Morena Flor

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho uma compacta e para as fotos do dia-a-dia ela supre minhas necessidades... Mas adoraria ter uma profissional! Amo fotos!
    Bjokas

    http://aprendendoentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a sua compacta deixar de atender suas necessidades pense em investir em uma semi, quem sabe você não se apaixona cada vez mais? :3

      Excluir
  27. Eu tenho uma semi, estou louca por uma profissa!!!


    Beijinhos, beijinhos!
    Tamiris Bockmann!

    ResponderExcluir
  28. Eu uso uma compacta simples mesmo, mas sempre quis uma semi-profissional, beijoos

    ABOUTBRENDALIMA

    ResponderExcluir
  29. Só pra te corrigir (não me leve a mal),as "semi-profissionais" ali citadas,são apenas câmeras super-zoom,a T4i (como todas as câmeras da linha)são semi-profissionais e não profissionais.E faltou citar as compactas avançadas,que fazem belas fotos também.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não levo a mal não, levo a bem anônimo! Haha, adoro que me corrijam quando estou errada em algo.
      Quando eu escrevi o post eu não tinha esse conhecimento, hoje já tenho essa noção melhor sobre câmeras e etc, com o tempo aprendi mais sobre e outras pessoas me ensinaram mais coisas também, mas de qualquer forma, obrigada. ;D

      Excluir