E o nome do blog? Veja dicas de como escolher.

que título escolher para o blog
Se você já tem um blog, ou quer criar um, essa dúvida deve ser muito frequente pra você: Qual nome colocar no meu blog?
Existem milhares e milhares de blogs no ar hoje em dia, cada um com um título diferente e muitos com o mesmo título de outros, mas, como escolher o seu? Será que é legal copiar um que já existe? Tem que ter uma relação direta comigo ou com o conteúdo do meu blog? Tem que ser exclusivo? E agora?
Pois bem, diante de tantas dúvidas é difícil escolher mesmo, por isso resolvi dar algumas dicas pessoais que podem funcionar pra você.

1. Nunca, nunca mesmo, copie o nome de um blog conhecido.
Mas por que, Jul? Simples, você vê aquele nome super legal no blog da diva que tem milhares de seguidores, comentários e visitas. Aí você coloca o mesmo nome no seu blog, o máximo que vai te acontecer é as pessoas te julgarem uma "copiona", ou sem criatividade, ou plagiadora e etc. E acredite, isso não vai ser legal pra você nem pro seu blog. Sem contar que o seu blog vai ser "ofuscado" pelo primeiro, já que nas pesquisas do google por exemplo, os primeiros resultados serão do blog conhecido. O que também pode acontecer é alguém avisar a dona do blog mais conhecido e ela detestar a ideia, então ela vai te denunciar e pode ter certeza que as leitoras/fans irão te apedrejar no seu blog. E no caso de blogs menores, também não copie, porque já vi brigas feias entre blogs bem pequenos por causa de título que resultaram no fechamento do blog plagiador. Conselho de amiga: não copie, nem do blogzinho de 50 seguidores da tia da cantina.

2. Seja autêntico e evite os clichês.
Pense o quanto pode ser tedioso se todos os blogs seguirem na mesma linha para escolher o título. Já é um pouco chato encontrar tantos blogs com o nome quase igual, então seja o mais autêntica possível e fuja do que possa ser clichê. Por exemplo, seu blog fala sobre moda e assuntos femininos, portanto títulos óbvios, comuns e clichês são: Fashion Blog, I♥Moda, Moda Para Garotas, Girl World, Fashion World, Garota na moda, Moda e Afins... blablabla. Duvido que você não conhece pelo menos um blog com o título igual ou parecido com esses que citei. Sem contar que títulos óbvios assim não ficam registrados com força na nossa memória, e para as pessoas confundirem ou esquecerem seu blog é fácil.

3. Seja único.
Ok, essa dica é difícil de seguir, mas vale muito a pena. Pense que existem milhões de blogs funcionando na internet, ser único entre eles, ou entre os blogs brasileiros, já é uma enorme vantagem! E como conseguir isso? Leia todas as dicas desse post, especialmente a próxima, que já é uma boa ajuda. Para ter a certeza de que seu nome é único no Brasil você pode pesquisar o título no google, se aparecerem vários blogs diferentes, escolha outro título. Se aparecer um blog, faça uma visita, às vezes pode ser um blog abandonado lá de 2008. Se esse for o caso, vale investir no seu título já que tecnicamente não existe outro blog ativo com ele.

4. O título não precisa necessariamente ser o assunto do seu blog.
Já deu pra perceber que eu sigo essa dica né? Hahahahha. Quase à Toa não tem muito a ver com o assunto do meu blog, tem a ver com a minha personalidade. Seu título pode ser algo a ver com os temas do seu blog, com sua personalidade, com algo que você esteja vivendo... inúmeras possibilidades. Ou pode não ter nada a ver com nada e ser algo legal mesmo assim. Tendeu?
Uma sugestão para conseguir ter um título exclusivo é pensar em algo que aparentemente só você goste ou só você faça/pense. O blog é algo pessoal, invista toda a sua personalidade no título que vai sair algo único, afinal todos nós somos únicos. Mesmo que fique estranho à primeira vista, com os dias vai se tornar algo bom e virar a sua marca registrada, fazendo as pessoas lembrarem de você com aquilo. Vou pegar como exemplo o Radioactive Unicorns da Giovanna Ferrarezi, no primeiro momento eu pensei "nossa, que nada a ver esse título pra um blog de moda e afins", mas com o tempo eu percebi que é algo que ela gosta, algo da personalidade dela e hoje em dia não tem como não lembrar da Gi quando vejo algo de unicórnios.

5. CONCLUSÃO FINAL.
Ok, tentei resumir minhas experiências num post meio longo mas bem claro (eu acho). Resumindo tudo em algumas palavras: não copie o título de ninguém, não use clichês nem, por exemplo, "Depois dos Treze" só porque o Depois dos Quinze fez sucesso, não precisa se preocupar se o título tem a ver com o seu conteúdo, não use uma frase quilométrica, só algumas palavras. Seja você mesmo, expresse a sua personalidade, algo que você goste, algo que você ame, algo que você ouça muito sobre você. Nem que demore alguns dias ou semanas, o título perfeito vai aparecer e se tornar a marca registrada do seu blog. Boa sorte!



81 comentários:

  1. Ótimas dicas, amei!
    E obrigada pela visita
    Beijos, Isa.

    http://docecharmeblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ser plagiado é a pior coisa que existe! Já aconteceu com o nome do meu blog e me deu uma RAIVA!
    Isso é muito chato.

    Bjss =*
    http://ma-cherrie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que pena flor! É muito chato mesmo. Eu iria atrás se eu fosse plagiada, porque ODEIO MESMO essas coisas. Nem se eu tivesse que gastar muito com advogado, haha.

      Excluir
  3. Nossa, adorei! Tudo que acho você colocou no post. Parabéns!!
    Sucesso a você, você merece!
    Mega beijo..
    http://hellomodaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esses tempos atrás eu estava procurando váaarios nomes, mas cheguei ao fim que irei trocar para meu nome mesmo, ficará mais fácil!
    Adorei as dicas.

    Beijo,
    sweetgirldreams.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aham, colocar o nosso nome fica bem prático e evita os clichês né? :P

      Excluir
  5. Olá lindona,
    Amei o post, achei as dicas muito interessantes...
    Quando criei o meu não tinha muita noção de qual nome colocar, até porque existem muitos blogs por ai, e queria um com um nome bacana, mas sem saber o que colocar, dei o nome de "Cantinho da Adri", algum tempo depois comecei a perceber que haviam varios blogs com esse nome, até que um dia tive o nome atual surgiu na mente e fui logo pesquisando pra ver se já existia, não encontrei nenhum blog na epoca com o mesmo nome ai surgiu o "Faça-me Bonita"..

    Beijokas

    Blog: http://facamebonita.blogspot.com.br/
    FanPage: http://www.facebook.com/FacameBonita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente é assim que acontece mesmo, todo mundo acaba mudando o nome do blog. :D

      Excluir
  6. o que eu vejo mais é o povo copiando nome de blogs famosos e mudando algumas palavras. fica na cara! rs adorei o post>.<

    http://conectadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nome de blog é um negócio complicado.
    Gostei das dicas. Acho que pra quem está pensando em que título colocar é uma boa ler essas coisas.

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. adorei as dicas
    eu estava sem criatividade e coloquei meu nome mesmo haha

    Beijos
    www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu apoio quem usa o próprio nome, porque assim continua sendo um blog original e um nome exclusivo né? Haha.
      Antes meu nome próprio do que algo clichê!

      Excluir
  9. Ótimas dicas, ajuda muito os iniciantes ! Seguindo aqui meu bem, retribui ?! Ah, ta rolando um soreio la no meu blog, se quiser participa :DD Beijos !

    Meninascommmaiusculo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Otimas dicas, devemos sempre evitar o plágio!..
    Amore estou com uma nova ideia de post comenta la porfavor.. beijos...

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas flor, no começo do meu blog ele não tinha esse nome, foi bem dificil escolher um, ai com o tempo acabei mudando.

    http://www.byjessicarodrigues.com/

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Desde quando conheço seu blog ele tem esse nome, acho que sou uma leitora novata sua então uashuashas.

      Excluir
  12. Amei as dicas. Realmente o nome não precisa ter a ver com o blog, só ter o bom senso. O meu também não tem muito a ver com o conteúdo dele.

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Escolher o nome é a etapa mais difícil na criação de um blog. O meu já teve 3 nomes e este acredito que veio para ficar. São ótimas as suas dicas e eu dei algumas parecidas num projeto para iniciantes que eu tenho lá no meu blog.

    Seguindo aqui, Jul.

    Beijos,

    garotasemcliches.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu curti o nome atual do seu blog! Ah, que bom que gostou das dicas, tento sempre ajudar o máximo que posso. :3

      Excluir
  14. O mais difícil de criar um blog, é ter que escolher um nome :(
    Adorei o nome!

    Desconstruindo Amélia

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom? kkkkkkkk, Vim aqui com aqueles comentários que copiam e colam sabe? É que eu vi seu blog lá no grupo do DDQ e queria dá uma passada em todos os blogs, mas prometo que apartir da próxima vez que eu vim aqui vou comentar do tamanho de um livro (Sou apaixonada por ler postagens e comentar)

    Beijo, Brê
    *Espero que goste do meu blog*
    http://saladadefrutasbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Concordo com você! Acho que no quesito originalidade, eu me sai bem, né? rs. O nome caiu como uma luva não só por combinar com o blog mas por combinar comigo também. Esses casos de blogs que "copiam" o nome do da Bruna, por exemplo, já vi várias "depois dos" por aí. Enfim.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem explicação para o meu amor com o nome do seu blog Amanda! Hahahahahah, se não me engano na minha primeira visita ao seu blog eu comentei sobre o título ultra original.
      Pois é, "depois dos", "enfim os", "quase os" e por aí vai... Haha.
      Beijos!

      Excluir
  17. Amei as dicas... que as meninas peguem e se deem super bem com os blogs! *-*

    Beijos, Taty do alertadetendencia.com ♥

    ResponderExcluir
  18. Eu escolhi o nome do meu blog do nada kkk
    Adorei seu blog, muito fofo, já ganhou uma leitora, voltarei mais vezes.
    Beijos

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. ameei seu blog seguingo
    http://mundodecristalperfeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ótima dicas! Todo mundo antes de fazer um blog deveria ler isso. Chega dá raiva encontrar blogs com nomes clichês ou basicamente copiados, meio que já reflete na falta de criatividade do blogueiro (a).
    Gostei do post e amei seu blog. *-*
    Amaria vc no meu:
    http://oicarolina.wordoress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa é exatamente isso! O nome do blog reflete a personalidade do blogueiro.

      Excluir
  21. a pessoa pode usar o nome da música preferida para o nome do blog

    ResponderExcluir
  22. Oi. Encontrei seu blog hoje atravéd do meadd. De cara já gostei! Até pensei em criar um blog,mas...sei lá... vou ver o outro artigo sobre "5 motivos para criar um blog" para ver se me convenço. Kakaka

    ResponderExcluir
  23. Virei sua fã na primeira vez q li seu post q foi hj neste exato momento adorei vc!!!

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Oi Juliana ! É a primeira vez que visito o seu blog e adorei , já salvei no Favoritos ! hahah
    Eu tenho um blog com as minhas amigas. Decidimos colocar o nome Garotas Apaixonadas Adolescentes Revoltadas , depois de checarmos que não existe nenhum blog com o mesmo nome .
    Muita gente não entende a escolha do nome e eu até fiz um post explicando.
    O problema é que o nome é muito comprido . Já pensei em muda-lo .
    O que vc acha ? Devemos mudar ou continuar com o nome ?
    Bjos
    Espero resposta.
    Georgia
    http://garotasapaixonadaserevoltadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaaada! ♥
      O nome é legal, nunca vi por aí mesmo. Não é tão difícil de gravar e tem a ver com o conteúdo adolescente, o que é bacana.
      Realmente ele é maiorzinho que o comum, mas não fica tão difícil guardar por ser em português. Então num modo geral, ele não apresenta tanto problema assim por ser maior.
      Aí vai da sua escolha, se você sentir que o nome do blog tá mesmo muito grande e atrapalhando alguma coisa, mude, se gostar do jeito que tá, deixe assim.
      Com o tempo os leitores fiéis sempre decoram o nome do blog, e aí isso não é mais problema.
      Pense direitinho. ♥
      Beijo!

      Excluir
  26. Como eu crio um site assim ? Alguém pode me ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, tudo bom?
      Você pode criar um blog no blogger ou no wordpress, que são as duas plataformas mais conhecidas... mas existem outros sites também, se quiser procurar.

      Excluir
  27. Oi galerinha , eu fiz um blogger novo que se chama Hakuna Matata rsrs , entrem lá é novo só tem a publicação de Boas Vindas ainda, mas quero que vocês me acompanhem , siga ali do ladinho e me dê sugestões para o primeiro post *-* eu adorei muito o seu blog , por isso estou seguindo, me siga tb *-* Beijos Gabriela http://herehakunamatata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Adorei muito suas dicas sobre nomes de blog

    O nome do meu é: By Giordana Lilia
    http://bygiordanalilia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Ola, amei suas dicas, procurei esse site na busca do nome do blog que estou criando, e até ja tenho uma ideia, vc me ajudo mt mesmo... eu sei que plagiar é a pior coisa do mundo, então vo opedir, depois que eu fiser o meu blog de moda, posso postar essas dicas? se vc deizar boto creditos, senao deixar, tudo bem, concordo que plagiar é horrivel, mas estou perguntando na boa, deixa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico super feliz em saber que as dicas te ajudaram.
      Pode postar sim Sofia! é só falar no final que retirou esse post aqui no blog Quae à Toa (e colocar o link) :D

      Excluir
  30. éspero resposta bjs! souuma grande fã..... (não repare a foto nem nada assim, antes eu era xonada pelas doll da ft, eu ainda tenho que mudar rs

    ResponderExcluir
  31. amo seu blog! é perfeito! fã 1 aquiii! PERFEITO! vc é perfeita e o blog tb..... eu to pensando em criar um blog de moda, tenho uma ideia de nome, quital "loucas por rosa" ? gostou? espero resposta dessa diva eterna que reina aqui! njokas da sofia S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaaaada poxa!! <3
      Loucas por rosa é um nome legal, parece combinar com você!

      Excluir
  32. Mt obrigada por responder, fiquei grata e super feliz por ter respondido! :D. estou fazendo o blog. pode deixar que boto os devidos créditos :)

    ResponderExcluir
  33. criei o blog. é http://estilosadarosa.blogspot.com.br/ você e ajudou muito! eu sou sua fã! se eu postar, já que vc deixou, boto link e créditos. muito obrigada por tudo..... pode me passar seu e-mail? estou pensando em uma entrevista para você no meu blog.. espero resposta, bjos fofa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço poxa!! <3
      Posso sim, meu email para contato é: contato@quaseatoa.com
      Beijos!

      Excluir
    2. Quero criar um blig de moda......
      Não tem nenhum nome pra mim aí?!

      Excluir
    3. Tem algum nomee para um bloog de moda?

      Excluir
  34. ;D mandei um e-mail ( eu sou a blogestilosadarosa@outlook.com.br )

    ResponderExcluir
  35. postei, mt obr, vc me ajudou mt, te enviei um e-mail, se poder responde bjos sua linda
    !

    ResponderExcluir
  36. Adorei seu blog flor!!!
    Tenho um blog, e estou apaixonada por este mundo!
    No meu blog eu falo sobre cosméticos, porque na verdade eu vendo cosméticos, roupas, bijuterias, acessórios, essas coisas...
    No começo eu fiz com a intenção de ampliar a clientela ou mesmo atrai os daqui da minha região, mas hoje sinto como se fosse uma casa...
    Sou novinha no assunto tenho apenas 7 meses de vida na "blogfesra" mas me sinto imensamente bem por fazer isso!
    Hoje meu maior inimigo é o tempo, sou casada, tenho uma filha e trabalho fora, dá pra imaginar né?
    Bjo no coração! Se puder me visitar... www.amorims-modas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consigo te entender flor! Fica difícil arrumar tempo mas o blog acaba virando nosso cantinho especial né?
      Beijoss!

      Excluir
  37. Ameii, ameii as dicas!! :) Agora com certeza vo conseguir um nome para meu blog!! Obrigada!! :*

    ResponderExcluir
  38. qual é o site que voce criou se blog

    ResponderExcluir
  39. a amei o blog e queria saber como vc colocou ele no google ficarei grata se vc responder bjjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada!
      Não coloquei meu blog no google... qualquer blog pode aparecer nas pesquisas do google se ele tiver um conteúdo bom e relacionado a pesquisa, entende?
      No caso, o post é bem detalhado e inclusive tem algumas ilustrações que eu mesma fiz, isso fez o post ser mais acessado e consequentemente ele aparece nas pesquisas do google "mais em cima" do que alguns outros. É tudo questão de palavras-chave também, não tem como "colocar o blog no google" assim direto, pelo menos não sem pagar um anúncio.

      Excluir
  40. Quem feis seu layout?estaria enteressada em fazer o meu?

    ResponderExcluir
  41. oi, olha adorei o post !!! mas ainda não sei que nome colocar em meu blog entao por favor alguem pode me ajudar ???

    ResponderExcluir
  42. Xonei <3 Agora tô tendo a cara de pau de dizer oi neste post divo '×' haha. Vou voltar ao blog ainda esta semana e já escolhi o nome Gabi América! Eu olha que legal! Hahaha. Quando estiver tudo pronto dou uns pulinhos aqui hehe.

    Bjinhos,
    Gabi América :3

    ResponderExcluir
  43. Amei as dicas, só vi o post hoje, mas me ajudou muito estava louca tentando criar um nome pro meu blog pois o nome que queria já tinha gente usando e graças as dicas criei o novo nome do meu blog =D

    ResponderExcluir
  44. Olá Jul. eu estou a criar um novo blog e queria saber se alguma destas ideias de nomes que eu tive para o blog é boa: dreamer mind / I am a blogger / always well / too feminine
    podes dar a tua opinião? <3

    ResponderExcluir
  45. Ola ,Caso eu comece meu blog com um dominio ja pronto,como o Blogspot eu posso retirar depoos? pagando o dominio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm! Não só pode como é até melhor... pra ver se o blog dá certo antes de investir em um domínio pago por exemplo.
      Eu fiz isso, comecei com o blogspot.com normal e depois comprei o domínio próprio .com

      Excluir
  46. Olha você me salvou hahaha. Estava sem ideia nenhuma para o nome do meu Blog e foi lendo duas dicas que me veio a ideia do nome que coloquei no meu. Muito Obrigada *--*
    http://mundo-daisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Oi,tenho uma perguntinha,estou em processo de criação do blog, e como vou saber se já tem o nome do blog que quero por,tem algum lugar que eu posso pesquisar?! Muito obgd,bjs....e sucesso :)

    ResponderExcluir
  48. Acho tão meiguinho você nos chamar de flor.. Ontww
    Jul você me inspira muito!!
    Estou criando um, esta tudo preparado, o nome vai ser Arrase na Make, você acha legal?
    Beijinhos

    letyciamalta@hotmail.com

    ResponderExcluir