Você sabe limpar corretamente os seus pincéis?



Você sabia que todo pincel de maquiagem deve ser lavado, se usado diariamente, no mínimo uma vez a cada quinze dias? Assim você mantém a higiene dos seus pincéis, e aproveita toda a sua capacidade, conseguindo um acabamento bem mais natural na make.

E para o espanto da maioria, o correto é lavar os pincéis com shampoo e condicionador! Isso mesmo, nada de ficar passando as cerdas macias do seu pincel novinho naquele sabonete da pia ou molhando no álcool. Quanto mais neutro for o shampoo melhor vai ser para o seu pincel, assim os shampoos de criança são os mais indicados. Vá aplicando o shampoo e enxaguando até a água sair sem cor nenhuma e o pincel ficar limpinho. Em seguida aplique um pouquinho de algum condicionador, que segue a regra do shampoo: quanto mais neutro for, melhor.

Lembre-se de retirar totalmente os produtos do seu pincel. Assim você terá pinceis limpos e macios sempre! E nada de usar secador de cabelo neles, deixe seus pinceis secarem na horizontal de um dia para o outro, depois de totalmente secos use a vontade. Lembre-se de não deixar o cabo do pincel molhar, a água deteriora essa parte do pincel (que na maioria das vezes é madeira ou algo do tipo) e convenhamos que ninguém quer assistir seu querido pincel ir despedaçando com o tempo.



Os pincéis naturais, como o próprio nome já diz, são feitos de pelos de verdade mesmo que são retirados de diversos animais, o shampoo limpa esses pelos profundamente, assim como limpa nossos cabelos, e o condicionador deixa-os macios por muito mais tempo. No caso dos pincéis sintéticos, eles não precisam de tanto cuidado e carinho, a limpeza pode ser uma coisa mais bruta mesmo, um sabonete liquido anti-bacteriano funciona da mesma forma, já que não necessitam de tantos cuidados como os pelinhos do pincel natural. E também vale lembrar que como não são pelos ou cabelos os pincéis sintéticos não precisam de condicionador.

Ok, ficou na dúvida e não sabe se o pincel é sintético ou natural? Aplique o condicionador, se for natural seu pincel será beneficiado, e se for sintético o condicionador não vai mudar nada.

E os pincéis de boca? Aquele batom vermelho que não sai de lá nem com reza braba? Fácil, é só aplicar demaquilante nele, o mesmo que você usa no seu rosto pra remover o seu batom. Depois de tirar os resíduos do batom é só terminar de lavar o seu pincel normalmente.

Já no caso das esponjas, a limpeza é diferente e bem mais profunda. Você deve aquecer uma quantidade de água capaz de cobrir completamente suas esponjas no recipiente, esquente a água até quase começar a ferver. Depois coloque uma grande quantidade de sabão em pó tira manchas, uma boa dica é usar Vanish, misture bem e não se importe, vai fazer muita espuma mesmo! Mergulhe as suas esponjas na vasilha e deixe aproximadamente 10 minutos no caso daquelas esponjas com estampas e coloridas, afinal ninguém quer manchar a esponjinha fofa né. E no caso das esponjas normais, de 1 hora até 1 dia inteirinho de molho, dependendo do estado da sujeira. Depois de deixar o tempo certo de molho, enxague a esponja e lave normalmente com detergente, depois é só deixar secar naturalmente.



É claro que já existem soluções específicas para a limpeza dos seus aplicadores de maquiagem, e com certeza é a opção mais adequada e rápida para o dia a dia, mas caso você não tenha algum produto próprio pra isso ou o seu produto acabou e te abandonou na hora H, não se desespere, é só seguir essas dicas e seus pincéis e esponjas vão ficar novinhos por um longo tempo. E vale lembrar também que, além daquela limpeza rápida com o produto específico, continua sendo ideal essa limpeza profunda dos seus materiais a cada 15 dias se você os utiliza diariamente.

Espero ter ajuda nas dúvidas sobre a limpeza de pincéis e esponjas, e agora nada de passar só aquela aguinha com sabonete em! Como vocês limpam os pincéis de vocês?



4 comentários:

  1. Eu lavo meus pincéis uma vez por semana com um shampoo Johnsons Baby Neutro e funciona muito bem (: Sou contra aos pincéis com pelos de animais. É uma crueldade com os bichinhos.
    www.cinderela-shoes.blogspot.com.br
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas, eu costumo usar um sabonete líquido qualquer.

    Tá rolando um sorteio lá no meu bloguinho, dá uma olhadinha quando puder?
    http://tvfabulous.blogspot.com.br/2012/04/sorteio-morena-flor.html

    Bjs,
    Sté

    ResponderExcluir
  3. vou dar essas dicas pra minha irmã xDD

    http://kelecatura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente? Eu amei o seu espaço, não somente pela beleza do blog em si, mas a forma como escreve, eu não sabia, aliás talvez até sabia, mas o hábito é dos antigos, acredito que muitas façam o mesmo. Mas, vou guardar a dica comigo. Eu amei o seu lay, dá até vontade de pedir algumas dicas de como deixar o meu todo fofo assim.
    Bem, estou a lhe seguir, beijos.

    ResponderExcluir